“(…) A Igreja celebra o mistério pascal todos os oito dias, no dia, que justamente se chama o dia do Senhor ou Domingo. Neste dia devem os fiéis reunirem-se para que, ouvindo a palavra de Deus e participando da Eucaristia, celebrem a memória da Paixão, Ressureição e glória do Senhor Jesus, (…). Por isso, o domingo é o principal dia de festa que se deve propor e inculcar na pieadade dos fiéis, de modo que seja também o dia da alegria e do descanso.”
Os ensinamentos da Sacrossantum Concilium recorda a todos os fiéis, o signidicado do domingo como o “Dia do Senhor” e um dia de encontro, reflexão, missão e comunhão com a comunidade de fé. No fundo, destaca como o domingo é uma oportunidade para crescer na fé e compartilhar o amor de Cristo com o mundo.
1. Primeiro dia da semana – Dia do Senhor
“No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que ia partir no dia seguinte, começou a falar em público e prolongou o seu discurso até à meia noite.” (At. 20, 7) “Todo o primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, e tenha reservado em sua casa, o que estiver em sua possibilidade, para que, à minha chegada, não se tenha ainda que fazer coletas.” (1Cor. 16,2)
Desde os primeiros tempos da Igreja que o primeiro dia da semana, que é o domingo, tem um significado muito especial para cada um de nós, cristãos, pois é o “Dia do Senhor”, e é especialmente significativo porque marca o dia em que Jesus Cristo resuscitou dos mortos. Então, o domingo é como uma mini-Páscoa toda a semana, para renovarmos a nossa fé e testemunharmos o amor de Cristo no mundo.
2. Domingo – Missão e Testemunho
Ao longo da história vemos testemunhos heróicos dos cristãos para viverem a fé cristã. Há uma frase célebre dos mártires africanos de Abitinas em que se recusaram a professar a fé do imperador romano Décio e “gritaram” alto e bom som a sua fé dizendo: “Nós, os cristãos, não podemos viver sem o domingo”. Este grito voca bem a centralidade, desde o início dos tempos, de Jesus Resuscitado na vida da Igreja e da humanidade e indica que os cristãos queriam, domingo após domingo, contemplar a beleza de Jesus, celebrando a festa da ressureição na Eucaristia, vivendo a caridade e saboreando o repouso no Senhor.
Além disso, a “Sacrossantum Concilium” ensina-nos que o domingo envia-nos em missão, porque depois de receber Jesus na Eucaristia, somos enviados para ser testemunhas da Sua mensagem de amor e esperança no mundo em que vivemos. E lembra-nos que a nossa fé não é apenas para nós mesmos, mas para partilhar com próximo.
Por isso, ir ao domingo na Igreja para celebrar a Eucaristia, não é apenas ir a um lugar, mas é ir ao encontro com Jesus e com a nossa família na fé, para a testemunharmos no hoje da nossa história.
3. Domingo – Dia de encontro, descanso e reflexão
A Sacrossantum Concilum recorda-nos que o domingo é um dia de encontro e reflexão para todos nós, pois cada vez mais vemos, hoje em dia, que o domingo parece tornar-se, mais um dia de semana como outro qualquer, mas é necessário reafirmar que não é apenas um dia para fazer compras ou trabalhar o dia todo. É um dia para descansar, passar o tempo com a família e amigos, reforçando os laços de comunhão e amizade, e também refletir sobre nossa fé e na mensagem da Palavra de Deus na celebração. Plínio o jovem, governador da Bitínia, já apontava nesse sentido, constatando o hábito dos cristãos “pararem os trabalhos e de se reunirem num dia fixo, antes da aurora, e entoarem juntos um hino a Cristo, como a um Deus. De fato, quando os cristãos diziam “dia do Senhor”, faziam-no, como um tempo de paragem dos trabalhos para viverem com plenitude de sentido a mensagem pascal: “Jesus Cristo é o Senhor” (Fil. 2,11; cf. Act 2,36; 1 Cor 12,3).
Oração para santificar o Domingo
Senhor Deus e todo-poderoso
que no vosso amor providencial
ordenastes descansar
e santificar o Dia do Senhor,
em honra à ressureição de Jesus Cristo,
concedei-nos a graça de celebrar este dia
com alegria e gratidão.
Que possamos descansar das nossas preocupações
e nos reunir como comunidade de fé
para proclamar a vossa Palavra,
celebrar a Eucaristia e dar graças
pela dádiva da vida e da ressurreição.
Que o Domingo seja para nós
um dia de renovação espiritual
e de encontro com o vosso Filho, Jesus,
que vive e reina para sempre.
Amém.
Para refletir e conversar:
1. O domigo para um cristão é o “Dia do Senhor”. O domingo inspira-me a viver a fé no dia-a-dia da minha vida e partilho com a família e amigos?
2. O domingo é também dia de encontro e repouso para retemperar as nossas forças físicas e espirituais. O que ainda falta para tornar o domingo mais significativo na minha vida espiritual?
Outras referências:
Em contexto brasileiro, uma catequese sobre o domingo: Eucaristia e Celebração da Palavra:
Documentário sobre o porquê do Domingo e não o sábado: