2. Domingo – Missão e Testemunho
Ao longo da história vemos testemunhos heróicos dos cristãos para viverem a fé cristã. Há uma frase célebre dos mártires africanos de Abitinas em que se recusaram a professar a fé do imperador romano Décio e “gritaram” alto e bom som a sua fé dizendo: “Nós, os cristãos, não podemos viver sem o domingo”. Este grito voca bem a centralidade, desde o início dos tempos, de Jesus Resuscitado na vida da Igreja e da humanidade e indica que os cristãos queriam, domingo após domingo, contemplar a beleza de Jesus, celebrando a festa da ressureição na Eucaristia, vivendo a caridade e saboreando o repouso no Senhor.
Além disso, a “Sacrossantum Concilium” ensina-nos que o domingo envia-nos em missão, porque depois de receber Jesus na Eucaristia, somos enviados para ser testemunhas da Sua mensagem de amor e esperança no mundo em que vivemos. E lembra-nos que a nossa fé não é apenas para nós mesmos, mas para partilhar com próximo.
Por isso, ir ao domingo na Igreja para celebrar a Eucaristia, não é apenas ir a um lugar, mas é ir ao encontro com Jesus e com a nossa família na fé, para a testemunharmos no hoje da nossa história.