Lisboa foi o lugar escolhido pelo Papa Francisco para acolher a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, em agosto de 2023. É com muita alegria que nos preparamos para receber jovens Espiritanos de todos os lugares do mundo, para vivermos juntos esta JMJ, em Portugal, e juntos crescermos no carisma, na missão e na oração, em família Espiritana e na família cristã, unidos à Igreja do mundo inteiro e ao Papa Francisco. Família Una foi o nome escolhido para a proposta de vivência da JMJ para os jovens unidos pelo vínculo do carisma missionário espiritano em qualquer parte do mundo.


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil.
Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. É, também, um convite à descoberta da vocação. A sua primeira edição teve lugar em Roma, em 1986. Desde então, a JMJ pretende que todos os participantes experienciem a Igreja universal, promovendo o encontro pessoal com Cristo. Os jovens são os protagonistas deste encontro, e os transmissores da paz, da união e da fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.
A Jornada Mundial da Juventude realiza-se de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa, e conta com várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ na cidade que a recebe. São momentos de oração, partilha e lazer, e diversas celebrações com o Papa.
É precedida por uma Pré-jornada, que se realiza de 22 a 31 de julho, e consiste numa oportunidade adicional de formação, oração e crescimento de um sentido de pertença, de acordo com os diferentes eventos oferecidos pelas dioceses, movimentos ou institutos religiosos.
É neste contexto que oferecemos o programa Espiritano para as pré-JMJ, que terá lugar de 22 a 31 de julho de 2023, ao longo do país.
Os Espiritanos, presentes em Portugal há mais de 150 anos, e com larga experiência na animação missionária, e mais particularmente na pastoral juvenil através do movimento Jovens Sem Fronteiras (JSF), propõem uma caminhada concreta na JMJ 2023 dirigida aos jovens de vários contextos e locais no mundo onde os espiritanos trabalham. A presença dos Espiritanos no mundo inteiro com a diversidade cultural dos jovens que acompanham, a identidade espiritana com o seu carisma e missão missionário são uma riqueza para a Igreja e para esta JMJ.
Como Espiritanos, vivemos em comunidade, em apoio fraterno, oração, discernimento e partilha da mesma missão; vivemos em comunhão com as igrejas locais, partilhando a mesma missão com muitos leigos; vivemos no meio do povo a quem somos enviados, aprendendo a sua língua e cultura e partilhando os seus desafios; temos agora uma oportunidade única para revistar as nossas raízes: quem somos, o que fazemos e porque fazemos. Queremos ser para todos os jovens que participam na JMJ um despertar para o compromisso, vocação e missão.
No episódio bíblico da Visitação, a ação de levantar-se apresenta Maria, simultaneamente, como mulher de caridade e mulher missionária. Partir apressadamente é a atitude com a qual se sintetizam as indicações do Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023, como explicou D. Manuel Clemente na 196.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa: «que sejam de evangelização ativa e missionária por parte dos jovens, que assim mesmo reconhecerão e testemunharão a presença de Cristo vivo».

Família Una
Propomos um caminho para todos os jovens Espiritanos do mundo, para que possamos ter uma experiência profunda de Deus em todos os momentos; fazer um caminho de santidade e de encontro com Jesus Cristo, em chave espiritana; conhecer a espiritualidade espiritana (fundadores, missão e vida); ter um espaço para partilha de vida, de experiências, fé e missão; fazer uma experiência de Família Alargada Espiritana; convidar a um compromisso maior na vida de cada dia, nos diferentes ambientes; e participar ativamente em todos os momentos das JMJ.
Desta forma, o programa divide-se em 4 momentos:
1. Tempo Missio (22 a 27 de julho de 2023). Pré-Jornadas em diferentes locais do país onde os espiritanos vivem e trabalham (Braga, Barcelos, Porto, Godim).
2. Tempo Ave Maria (28 julho de 2023). Um dia no Santuário de Fátima.
3. Tempo Cor Unum (29 a 31 de julho de 2023). Encontro de 3 dias numa das casas espiritanas (Torre d’Aguilha) com momentos de oração, formação, festa e missão.
4. JMJ (1 a 6 de agosto de 2023). Participação em todo o programa da Jornada Mundial da Juventude.
A comunidade espiritana de Knechtsteden, na Alemanha, acolheu diversos grupos de jovens ligados à família espiritana, provenientes de diversos países e continentes diferentes, aquando da realização da Jornada Mundial da Juventude, em agosto de 2005. De Portugal, esteve presente um número significativo de Jovens Sem Fronteiras e jovens espiritanos em formação.