“A solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade.” Esta citação do Papa Francisco, da Mensagem para o 6º Dia Mundial dos Pobres 13/11/2022, resume de uma forma concreta o espírito que tem movido ao longo dos anos as Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana.
Uma vez atingidas as metas financeiras, durante o período de 2021/2022, dos projetos “Saúde (Com)Unidade” (Portugal), coordenado pelo CEPAC, e “Rádios Educativas” (Ponta de Pedras, Brasil), coordenado pela Sol sem Fronteiras, dois novos projetos servirão para unir forças e continuar a avivar esta nossa forma concreta de viver a solidariedade.
Mais uma vez, vamos apoiar um projeto além-fronteiras e um outro projeto em Portugal. Podemos dizer que o lema dos Jovens Sem Fronteiras (que, por acaso, celebram a bonita idade de 40 anos), “estar perto dos que estão longe, sem estar longe dos que estão perto”, também se aplica à solidariedade da Família Espiritana.