Ação Missionária – Janeiro 2024

“Inteligências Artificiais e Paz” foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para a mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2024. Nela, Francisco pede “um diálogo aberto sobre o significado dessas novas tecnologias” e de se trabalhar de “forma responsável” ao se produzir e usar esses dispositivos para estar “a serviço da humanidade e pela proteção da casa comum”.

Ação Missionária – Dezembro 2023

A imagem de Nossa Senhora, em frente da catedral de Saigão, no Vietname, acaba de acolher uma pomba que encontrou poiso no globo que a Senhora sustenta nas mãos. Há 25 anos, os Espiritanos alargaram a sua missão até ao Sudoeste Asiático. O P. Frédéric Rossignol trabalhou 16 anos no Vietname, e agora a sua missão continua nas Filipinas. Nesta edição, partilha conosco um pouco sobre este itinerário de missão espiritana no maior e mais populoso dos continentes, onde tão poucos conhecem o Evangelho.

Ação Missionária – Novembro 2023

Há 40 anos nasciam os Jovens Sem Fronteiras, fruto de um sonho Espiritano de Missão com as novas gerações. Há 30 seria fundada o ONGD Sol Sem Fronteiras, ao serviço do desenvolvimento e solidariedade. É tempo de celebrar, de avaliar e de continuar a investir, porque continua urgente o lema ‘estar perto dos que estão longe sem estar longe dos que estão perto!’.

Ação Missionária – Outubro 2023

Roberto Carlos imortalizou a Amazónia como a ‘insónia do mundo’. Mas muitos autores insistem mais no facto de ser ‘pulmão’ da humanidade. O Papa Francisco, na sua ‘Querida Amazónia’, faz apelo aos quatro ‘sonhos’: o social, o cultural, o ecológico e o eclesial. O Capítulo dos Missionários Espiritanos, presentes no Estado do Amazonas desde 1897, levou o padre Tony Neves a viajar até à Amazónia e, em mês missionário, partilha conosco um pouco desta “Igreja de barco à procura de mais remadores!”

Ação Missionária – Agosto-Setembro 2023

Cerca que quatro centenas de jovens, de mais de 20 nacionalidades diferentes, dos quatro cantos do mundo quiseram participar na “Familia Una”, uma proposta da família espiritana em Portugal que acolheu jovens, unidos pelo vínculo do carisma espiritano, para uma vivência da Jornada Mundial da Juventude. Por detrás do nome está o mote dos espiritanos “Cor unum et anima una” (At 4,32), um só coração e uma só alma. E foi isso mesmo que se viveu: um grande Pentecostes jovem.

Ação Missionária – Julho 2023

Ao lado das vítimas do clima. Estando em missão em 60 países nos cinco continentes, os espiritanos partilham as consequências e os dramas de tantas populações vítimas das condições adversas da natureza, e procuram minorar o sofrimento de quem vê a sua vida afetada pelas tragédias climáticas. Neste número partilhamos o testemunho que nos chega de dois países, através do Gabinete Central de Desenvolvimento, o organismo da Congregação que acompanha e apoia projetos de desenvolvimento sustentável ou intervém em situações de crise onde os espiritanos trabalham. Concretamente, viajamos até à Nigéria e à Etiópia. Duas situações opostas – numa, inundações pelo excesso de chuva; noutra, seca por falta de água – mas resultando as duas em crise humanitária onde a presença dos missionários faz a diferença.

Ação Missionária – Junho 2023

O P. Tony Neves oferece ao Papa Francisco o jornal ‘Ação Missionária’ de março, com um dossier dedicado aos dez anos do seu pontificado. A ocasião foi a audiência concedida pelo Papa ao Conselho Geral dos Espiritanos, acompanhado por outros espiritanos a trabalhar em Itália. ‘Coragem, abertura e abandono à ação do Espírito são alguns dos valores fundamentais do vosso carisma’, disse o Papa aos Espiritanos, exortando-os a serem Igreja sinodal, sempre em saída na direção das periferias e margens, lá onde os pobres esperam o nosso abraço e o consolo e luz da Palavra de Deus

Ação Missionária – Maio 2023

A Paróquia de São José de Nazaré, no Catujal, território onde reside uma parte significativa das pessoas apoiadas pelo CEPAC, acolheu a Eucaristia de Encerramento do Ano Comemorativo dos 30 anos do Centro Padre Alves Correia. Esta Instituição, criada por iniciativa e sob a responsabilidade da Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo, ao serviço dos imigrantes e refugiados em Portugal, tem como missão: “apoiar a pessoa imigrante em situação de vulnerabilidade na construção de um projeto de vida digna e feliz.”

Ação Missionária – Abril 2023

A missão além-fronteiras e junto dos mais jovens sempre foram algumas das marcas da identidade espiritana, desde as suas origens. Dão o rosto – e o sorriso – à capa desta edição, a Juliana Rocha, do Brasil, e a Cristina Hsia, de Taiwan. No âmbito da Jornada Mundial da Juventude de 2013 – que foi a primeira viagem internacional do Papa Francisco – a Juventude Espiritana Missionária do Brasil abriu a sua casa para acolher jovens que viajaram literalmente desde o outro lado do mundo, mas que partilham a mesma fé e o mesmo carisma missionário. Neste verão, em Portugal, também queremos que a nossa casa seja espaço de encontro, partilha e alegria. Familia Una é o nome da proposta dos espiritanos para acolher cerca de 400 jovens espiritanos de todo o mundo numa experiência de pré-jornadas que quer avivar a chama missionária da nossa juventude

Ação Missionária – Março 2023

Francisco chegou a Roma há dez anos com o passaporte de Jorge Bergoglio. E, quer queiramos quer não, está a fazer uma ’revolução imparável’ na Igreja, como tão bem o mostra o livro de António Marujo e Joaquim Franco. Ninguém é igual a ninguém, mas Francisco dá toques de enorme originalidade. São dez anos de uma respiração eclesial diferente, com uma aposta clara na sinodalidade (como sinal de abertura à inspiração do Espírito) e no combate sem tréguas a tudo quanto desfigura o rosto da Igreja. Dá uma colaboração gigante na construção de uma Igreja credível, encurtando distâncias entre o dizer e o fazer. Está a provar ao mundo que a Igreja faz falta à humanidade, tentando acreditá-ladentro e fora de portas.