Ação Missionária – Outubro 2024

Pelo meio das obras do jardim de infância Padre Jonas que vai ganhando forma na periferia de Bissau, um grupo de crianças aguarda com curiosidade a chegada os dez voluntários que viveram o mês de agosto em missão na Guiné-Bissau. Além da curiosidade, o seu rosto reflete a esperança de um futuro melhor, através da educação. “Cor unum” significa “um só coração” e é o nome de um projeto dos missionários do Espírito Santo que envolve membros dos vários ramos da família espiritana em voluntariado missionário além-fronteiras.

Ação Missionária – Julho 2024

Centro Social Sereboqui: Uma das campanhas em curso da Família Espiritana tem o objetivo de apoiar a construção de um centro social, ao serviço de cerca de 230 jovens, de forma a dinamizar atividades sociais e culturais no município de “Buena Vista”, onde os Missionários do Espírito Santo trabalham desde 2014. Trata-se de uma área rural, onde as oportunidades de educação são limitadas e o abandono escolar é alto, devido a desafios como a gravidez precoce e o consumo de drogas. Raquel Carreira, da Solsef, visitou o local onde este sonho está a caminho de se tornar realidade.

Ação Missionária – fevereiro 2023

Durante duas semanas, o P. Pedro Fernandes, Superior Provincial dos espiritanos em Portugal, visitou os espiritanos (portugueses e não só) a trabalhar no Paraguai e na Bolívia. Nos dois países, a Família espiritana em Portugal apoiou recentemente projetos missionários concretos, de forma bem visível. Na explicitação dessa comunhão missionária, o P. Pedro levou a nossa proximidade e trouxe a proximidade dessa porção da Igreja e da família espiritana. Em jeito de crónica missionária, partilha connosco algo do que viveu e aprendeu com os irmãos e irmãs daquelas Igrejas.

Missão Espiritana na Bolívia

A Bolívia Espiritana é fruto do jubileu dos 300 anos da Congregação. Em 2003, a União das Circunscrições da América Latina (UCAL) decidiu avançar para Santa Cruz de la Sierra, ali fundando a primeira comunidade Espiritana neste país pobre da América Latina sem mar. Tudo começou nas periferias da cidade, na Paróquia de San Juan Bautista, onde se encontra a grande prisão de Palmasola, visitada pelo Papa Francisco. Em 2012, a Paróquia desmembrou-se e nasceu a de Maria de Nazareth. Os Espiritanos acabariam por aceitar, em 2014, o desafio de Buenavista, uma antiga Missão dos jesuítas que tem cerca de 40 comunidades. Ali trabalham o P. Márcio Asseiro e o Diácono André Azevedo.