O vento sopra onde quer
Carta da Superiora geral, Irmã Olga Fonseca, para a abertura do Centenário da Fundação da Congregação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo
Missionários do Espírito Santo em Portugal
A Congregação foi fundada em França, em Janeiro de 1921, na Festa da Epifania do Senhor, pela Jovem Marie Eugénie Caps.
Somos destinadas para a missão ad gentes, na Pastoral, no Ensino, na Saúde, na promoção humana, privilegiamos os mais desfavorecidos.
Enviadas a anunciar Jesus Cristo a todos os que nunca ou mal ouviram a mensagem do Evangelho, vivendo em Comunidades fraternas, de oração e de partilha.
A Congregação é especialmente consagrada ao Espirito Santo, ‘autor e consumador de toda e inspirador do espirito apostólico’ sob a protecção do Imaculado Coração de Maria.
Desenvolvemos a nossa acção em articulação com as Igrejas locais, presentes em 19 países de 4 Continentes. Ide pelo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura (Mc. 16, 15).
Carta da Superiora geral, Irmã Olga Fonseca, para a abertura do Centenário da Fundação da Congregação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo
As Irmãs Missionárias do Espírito Santo estão de parabéns. Celebram, no próximo dia 6 de janeiro, dia de Epifania, 100 anos da sua fundação e iniciam um ano de celebrações jubilares animadas pelo lema “O vento sopra onde quer”.
As Espiritanas foram fundadas em França, pela Irmã Eugénie Caps que encontrou nos escritos de Francisco Libermann, fundador dos Missionários do Espírito Santo, grande inspiração para esta obra.
Ação Missionária de Dezembro destaca o jubileu das Irmãs Missionárias do Espírito Santo
A Irmã Helena Queijo é espiritana. Nasceu em Angola, mas, para além de Portugal, a sua missão tem passado pelo outro lado do Atlântico. Trabalha, desde 2016, no Haiti. De passagem por Portugal, aceitou partilhar connosco um pouco de si e da sua missão.
A Irmã Olga Maria dos Santos Fonseca, portuguesa, foi eleita, a 21 de agosto, Superiora Geral das Irmãs Espiritanas, no decurso do 15º Capítulo Geral, que se realiza na Casa das Irmãs Dominicanas, em Fátima, desde o dia 3 até ao 29 do corrente mês.
Este mês, Ação Missionária transporta-nos até ao Senegal, onde formadores espiritanos de todo o mundo se reuniram para refletir sobre esta área tão importante da nossa missão.
Do dia 3 a 29 de agosto de 2019, em Fátima, as Irmãs Missionárias do Espírito Santo vão viver o seu 15° Capítulo geral
A Ação Missionária de Abril leva-nos até à Guiné-Bissau, mais precisamente até Caió e Betenta, onde trabalham as Missionárias do Espírito Santo, em diálogo com as religiões tradicionais e no apoio à juventude.
A Missão Espiritana também se escreve no feminino. A Ir. Glória Lopes, das Missionárias do Espírito Santo, conta como se sentiu chamada a seguir Cristo de uma maneira mais radical.