Ação Missionária – Outubro 2023

Roberto Carlos imortalizou a Amazónia como a ‘insónia do mundo’. Mas muitos autores insistem mais no facto de ser ‘pulmão’ da humanidade. O Papa Francisco, na sua ‘Querida Amazónia’, faz apelo aos quatro ‘sonhos’: o social, o cultural, o ecológico e o eclesial. O Capítulo dos Missionários Espiritanos, presentes no Estado do Amazonas desde 1897, levou o padre Tony Neves a viajar até à Amazónia e, em mês missionário, partilha conosco um pouco desta “Igreja de barco à procura de mais remadores!”

O eco dos gritos da Amazónia

A Amazónia que eu visitei vive tempos complicados, mas desafiantes. Percebe-se que o povo amplifica os sonhos do Papa Francisco para a Amazónia: o social, o cultural, o ecológico e o eclesial. Há perspetivas de futuro que se abrem. O povo é feliz e acolhe sempre de braços abertos, como pude verificar em todas as visitas que fiz. E está disposto a defender os rios e as florestas. Com gente feliz e com fé, é sempre possível inventar um mundo melhor.

De Fonte Boa a Panauã e Aratizau

O melhor do mundo são as pessoas. Encontramos gente com Fé, de braços abertos, mas a viver as consequências da distância e do abandono a que as populações ribeirinhas sempre foram votadas. Ali quase ninguém vai, o povo vive da pesca e da floresta, com um grande respeito pelos rios e lagos que os sustentam. Quem ali vai, como eu, percebe melhor o grito do Papa Francisco: ‘Tudo está interligado! É necessário proteger a Mãe-Terra, a nossa Casa Comum!’.

Em Tefé, Amazónia dentro

Levantei voo em Manaus rumo a Tefé, seguindo o Rio Solimões na direção da nascente, entrando no coração da Amazónia. Lá de cima, vê-se bem que é tempo de chuvas, pois as florestas estão alagadas e só se vê água e árvores. Aterrei no Tefé, uma cidade ribeirinha, com um calor abafado e difícil de suportar, a capital da castanha do Pará (como provam as estátuas), construída há 168 anos (como dizem os cartazes), junto ao lago com o mesmo nome, uma espécie de baía do grande Solimões.

Ação Missionária – Junho 2023

O P. Tony Neves oferece ao Papa Francisco o jornal ‘Ação Missionária’ de março, com um dossier dedicado aos dez anos do seu pontificado. A ocasião foi a audiência concedida pelo Papa ao Conselho Geral dos Espiritanos, acompanhado por outros espiritanos a trabalhar em Itália. ‘Coragem, abertura e abandono à ação do Espírito são alguns dos valores fundamentais do vosso carisma’, disse o Papa aos Espiritanos, exortando-os a serem Igreja sinodal, sempre em saída na direção das periferias e margens, lá onde os pobres esperam o nosso abraço e o consolo e luz da Palavra de Deus

Ação Missionária – novembro 2022

‘Missão Cor Unum’ é um projeto de Voluntariado Sénior de Curta Duração, da Família Espiritana. De dois em dois anos, proporciona uma experiência de missão fora de Portugal. No passado mês de setembro, depois de um ano de preparação, 11 voluntários partiram para a Diocese de Ponta de Pedras, no Pará-Brasil para três semanas de voluntariado. Regressaram de coração cheio e partilham conosco a sua experiência.

Ação Missionária – Março 2022

‘Vamos sonhar juntos’ foi o lema da Assembleia dos Espiritanos na Província do Brasil.
O sonho permite ler o futuro, mas é preciso depois acordar e intervir. O Brasil tem gente boa, com fé, alegria e coragem. É um país rico que não se resume a futebol e samba, mas trabalha muito por um futuro digno. Foi com esta fé e compromisso que se concluiu a Assembleia, numa cerimónia de envio em que cada um levou um envelope com sementes. A colheita virá mais tarde, mas, com a inspiração do Espírito e o trabalho de todos, após a sementeira virão os frutos. Haverá mais ordem e progresso (como diz a bandeira), mas sobretudo justiça, paz e fraternidade.