Natal sem Fronteiras
Alegria, solidariedade e gratidão foram alguns dos ingredientes das festas de Natal na Anima Una, Sol Sem Fronteiras e Centro Padre Alves Correia
Missionários do Espírito Santo em Portugal
Alegria, solidariedade e gratidão foram alguns dos ingredientes das festas de Natal na Anima Una, Sol Sem Fronteiras e Centro Padre Alves Correia
A Paróquia de São José de Nazaré, no Catujal, território onde reside uma parte significativa das pessoas apoiadas pelo CEPAC, acolheu a Eucaristia de Encerramento do Ano Comemorativo dos 30 anos do Centro Padre Alves Correia. Esta Instituição, criada por iniciativa e sob a responsabilidade da Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo, ao serviço dos imigrantes e refugiados em Portugal, tem como missão: “apoiar a pessoa imigrante em situação de vulnerabilidade na construção de um projeto de vida digna e feliz.”
Centro Padre Alves Correia inaugura a Boutique «Bu Gosta», prosseguindo o desígnio de conferir cada vez mais dignidade às respostas da Instituição.
Uma festa onde se celebrou a alegria e a esperança que reside na certeza da presença do Deus menino, também ele imigrante, peregrino, à procura de acolhimento.
30 voluntários, 12 equipas, 60 famílias, 153 pessoas. São estes os números da campanha de Natal em casa dinamizada pelo CEPAC na manhã de dia 24 de dezembro.
A Basílica da Estrela, na freguesia onde o CEPAC está sediado, foi o local escolhido para celebrar uma Eucaristia de Ação de Graças pelo 30º aniversário do CEPAC, mas também pela Paz e pela Amizade Social, em solidariedade com todas as pessoas que sofrem pela guerra na Ucrânia, em particular, mas noutros pontos do mundo também. É urgente cultivar o encontro, o diálogo e a fraternidade para alcançar a Paz.
Esta é uma forma de apoiar, de forma simples, não no imediato, mas num futuro próximo, uma missão sempre presente e necessária.
Chegou ao fim a 1ª edição do Programa 500 MILES, promovido pela Fundação Manuel Violante, em parceira com a CUF, através do qual 20 organizações de todo o país se dedicaram a melhorar o serviço e impacto que prestam à comunidade.
No passado dia 18 de outubro, o CEPAC adotou e apresentou uma nova imagem, desenvolvida com o apoio da agência de comunicação Creative Minds, que é uma mudança “para fora”, mas que reflete uma transformação que vem “de dentro”.
No próximo dia 18 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional dos Migrantes e o FORCIM vai organizar um evento especial, na Fundação Calouste Gulbenkian e online, para todas as pessoas interessadas em refletir sobre o que podemos fazer para alcançarmos esse sonho do encontro, diálogo e inclusão