Construir esperança continua a ser urgente

A Basílica da Estrela, na freguesia onde o CEPAC está sediado, foi o local escolhido para celebrar uma Eucaristia de Ação de Graças pelo 30º aniversário do CEPAC, mas também pela Paz e pela Amizade Social, em solidariedade com todas as pessoas que sofrem pela guerra na Ucrânia, em particular, mas noutros pontos do mundo também. É urgente cultivar o encontro, o diálogo e a fraternidade para alcançar a Paz.

Encontro Nacional da L.I.A.M. 2022

“Sempre atuando, mais e melhor…” foi com estas notas, entoadas com grande alegria e gratidão, do hino da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) que encerrou mais um encontro nacional deste movimento laical, o mais antigo e numeroso da família espiritana em Portugal, que decorreu em Fátima, nos dias 19 e 20 de fevereiro.

Missão, partir e voltar

As leigas Cristina Fontes e Gabriela Rodrigues completaram mais um ano de missão em Itoculo Moçambique, e regressaram a Portugal, em dezembro.
A Cristina voltou a partir, no início de fevereiro, para continuar o projeto missionário em que está comprometida.
Neste mesmo mês, partirá para a missão de Nampula, também em Moçambique, a Clara Amorim para um ano de voluntariado na Escola S. João de Deus, que a Família Espiritana ajudou a ampliar e equipar. Por cá ou por lá, desejamos a todas uma boa missão.

Ação Missionária – Fevereiro 2022

‘O vento Sopra onde quer’ – eis o lema do Ano Jubilar das Irmãs Missionárias do Espírito Santo, que viveram, da Epifania de 2021 à Epifania de 2022, este tempo de Graça, proclamado pela Superiora Geral – Irmã Olga Fonseca e seu Conselho. Todos os países onde as Irmãs trabalham celebraram o jubileu, apesar dos constrangimentos da COVID 19.
Em França – país da fundação – a abertura e o encerramento do Ano Jubilar aconteceram na Paróquia de Notre Dame de l’Arche d’Alliance, onde está sediada a Casa Mãe. Ao longo do ano, foram muitas as iniciativas que ajudaram a tornar este ano jubilar num verdadeiro ano de graça.