Ação Missionária – Abril 2022

Em plena Quaresma, o mundo assiste ao êxodo massivo, sobretudo de mulheres e crianças, que fogem dos horrores da guerra na Urcânia. No meio deste deserto humano tão gelado, assistimos, um pouco por todo o lado, a uma verdadeira “frente de batalha solidária” que contrasta com o sem-sentido desta guerra (e de qualquer uma das outras que hoje assolam a humanidade). Nesta edição viajámos até à Polónia, onde os espiritanos acabaram de completar cem anos de presença. Tendo vivido, na sua história, os dramas da guerra e da opressão de um regime autocrático, são agora desafiados a abrir as portas e o coração a uma enorme vaga de refugiados.

Ação Missionária – Março 2022

‘Vamos sonhar juntos’ foi o lema da Assembleia dos Espiritanos na Província do Brasil.
O sonho permite ler o futuro, mas é preciso depois acordar e intervir. O Brasil tem gente boa, com fé, alegria e coragem. É um país rico que não se resume a futebol e samba, mas trabalha muito por um futuro digno. Foi com esta fé e compromisso que se concluiu a Assembleia, numa cerimónia de envio em que cada um levou um envelope com sementes. A colheita virá mais tarde, mas, com a inspiração do Espírito e o trabalho de todos, após a sementeira virão os frutos. Haverá mais ordem e progresso (como diz a bandeira), mas sobretudo justiça, paz e fraternidade.

Ação Missionária – Fevereiro 2022

‘O vento Sopra onde quer’ – eis o lema do Ano Jubilar das Irmãs Missionárias do Espírito Santo, que viveram, da Epifania de 2021 à Epifania de 2022, este tempo de Graça, proclamado pela Superiora Geral – Irmã Olga Fonseca e seu Conselho. Todos os países onde as Irmãs trabalham celebraram o jubileu, apesar dos constrangimentos da COVID 19.
Em França – país da fundação – a abertura e o encerramento do Ano Jubilar aconteceram na Paróquia de Notre Dame de l’Arche d’Alliance, onde está sediada a Casa Mãe. Ao longo do ano, foram muitas as iniciativas que ajudaram a tornar este ano jubilar num verdadeiro ano de graça.