Sarau Solidário “Olhares sobre os Direitos da Criança” a favor das Crianças de Itoculo, em Moçambique
Já lá vai o tempo em que, nos tribunais, eram usados os direitos dos animais para defender crianças. Refiro-me ao famoso caso Marie Anne, ocorrido em Nova Yorque, em finais do século XIX. Hoje existem leis e uma Convenção dos Direitos da Criança, ratificada pelo nosso país em 1990, que obriga o estado a assumir que tem deveres relativos ao reconhecimento e efetivação dos direitos das crianças. Não obstante, ainda existem muitas crianças cujos direitos são atropelados ou mesmo negados. Para que isso não aconteça, nos mobilizamos no dia-a-dia do nosso trabalho na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende.
Hoje quero dar-vos conta de uma atividade que, para além de muitas canseiras, nos trouxe também muita alegria. Refiro-me ao Sarau Solidário “Olhares sobre os Direitos da Criança” organizado por esta Comissão, em estreita colaboração com as escolas do concelho, através das suas bibliotecas, e com o apoio da Câmara Municipal a quem agradecemos todo o apoio logístico e técnico. Esta atividade visava divulgar e sensibilizar para os Direitos da Criança, consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança e, simultaneamente, angariar fundos para permitir a outras crianças, noutro local do mundo, designadamente, em Itoculo, Moçambique, verem os seus direitos respeitados e concretizados. Este evento ocorreu no dia 11 de maio, no Auditório Municipal de Esposende, e, tendo como protagonistas as crianças e jovens das escolas do concelho, integrou diversas áreas de expressão, tal como a poesia, a música, a dança e o teatro. Estiveram diretamente envolvidas cerca de 170 crianças e jovens, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário, e 15 professores das escolas do concelho.
Atendendo ao sucesso desta iniciativa, que levou à lotação do Auditório Municipal, e face aos pedidos de ingressos que não puderam ser satisfeitos, foi realizada uma segunda apresentação do espectáculo, no dia 13 de junho. As pessoas que visualizaram o espetáculo foram cerca de quatro centenas, sendo dois mil euros o valor total angariado. Foi um momento forte de sensibilização da comunidade para a promoção dos direitos e a proteção das crianças e dos jovens e estamos certos que o valor angariado se vai transformar em alimento, educação, saúde, … para as crianças de Itoculo. É um privilégio poder participar e proporcionar uma vida melhor a alguém.
Uma palavra de enorme gratidão para todas as crianças e jovens que pisaram o palco e nos encantaram com os seus talentos artísticos, a quem damos os parabéns e agradecermos de coração. Esta gratidão estende-se, naturalmente, às professoras que as prepararam, às coordenadoras das bibliotecas, às direcções das escolas do concelho de Esposende e a todos quantos enriqueceram, com a sua preciosa colaboração, este evento. Obrigada.
Por fim, referir que muito nos alegrou a presença de dois grandes Missionários Espiritanos, o P. Damasceno do Reis e o P. Pedro Fernandes, profundos conhecedores da Missão de Itoculo, por partilha das suas vidas, durante anos, com o povo macua.
Ernestina Falcão