Baobá
“Baobá” é o nome da nova campanha solidária da Família Espiritana para 2024-26, que visa proporcionar uma resposta integrada, adaptada e personalizada como medida de integração digna de pessoas imigrantes em situação de vulnerabilidade na sociedade de acolhimento e de combate à pobreza.
A exclusão do mercado de trabalho afeta especialmente as pessoas imigrantes em situação de regularização documental, uma vez que não têm acesso a respostas de formação certificada e as entidades empregadoras colocam reservas à sua contratação por desconhecimento da legislação aplicável. A maioria das medidas de emprego e de apoio à inserção no mercado de trabalho ou projetos na área da empregabilidade, também não abrangem os imigrantes em situação documental irregular ou em processo de regularização.
Por outro lado, uma parte significativa das pessoas acompanhadas pelo CEPAC apresenta grande dificuldade na compreensão e expressão oral e escrita da língua portuguesa e no domínio digital, o que constitui uma barreira ao acesso a informação fidedigna e à procura de emprego e, em consequência, à sua integração no mercado de trabalho e na sociedade. As mulheres, e em particular as mães de famílias monoparentais, apresentam dificuldades acrescidas no acesso ao trabalho, dada, nomeadamente, a falta de respostas sociais para os seus filhos, o que dificulta a comparência em formações, reuniões ou entrevistas de emprego.
Os impactos da pandemia da Covid-19 e da guerra da Ucrânia, o aumento da inflação, a crise no acesso à habitação e os processos pendentes junto da Agência para a Integração de Migrantes e Asilo (AIMA), são alguns dos fatores que agravam a situação de fragilidade em que se encontram.
É neste contexto que se identifica a necessidade de proporcionar uma resposta integrada, adaptada e personalizada como medida de integração digna de pessoas imigrantes em situação de vulnerabilidade na sociedade de acolhimento e de combate à pobreza.
O modelo BAOBÁ – lançado no projeto-piloto com o mesmo nome, Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2023 – inclui metodologias de formação à medida, teatro playback, formação em contexto de trabalho e emprego apoiado, constituindo-se como uma resposta de proximidade até à autonomização da pessoa apoiada.
O Atelier BAOBÁ, para além de ser espaço de Formação em Costura, tem como objetivo a reutilização de desperdícios/recursos da indústria têxtil, criando novos produtos, numa solução eco-responsável, para venda a outras entidades ou a particulares, constituindo-se como ocupação e fonte de rendimento de mulheres ainda em situação de desemprego.
Objetivos Missionários
Queremos proporcionar oportunidades para o desenvolvimento integral da pessoa imigrante, com vista à sua valorização pessoal, inserção profissional, autonomização e plena integração, para uma vida mais digna e feliz.
- 40 mulheres com formação à medida (competências transversais);
- 2 Formações em Língua Portuguesa (300h/cada);
- 2 Formações em Literacia Digital (100h/cada);
- 2 Formações em Costura (100h/cada);
- Sessões de Teatro Playback;
- 250 pessoas acompanhadas para inserção profissional e formação;
- Taxa de empregabilidade aumentada em 10%;
- Atelier BAOBÁ dinamizado e potenciado;
- 10 entidades empregadoras sensibilizadas e parceiras para Formação em Contexto de Trabalho.