6. Preces: grandes desafios para a missão do nosso tempo
1. O número dos que não conhecem Cristo aumenta continuamente.
Senhor, ajuda-nos a olhar para além das fronteiras visíveis da Igreja, tanto nos meios urbanos como nos rurais, tanto no país em que vivemos como nas terras longínquas.
2. Vivemos num mundo em que o fosso entre pobres e ricos não cessa de crescer; um mundo em que as vítimas da injustiça e da exclusão se alarga cada vez mais.
Senhor, ajuda-nos a ser testemunhas do teu Evangelho, nas margens da sociedade, entre as crianças da rua e entre todas as vítimas da exclusão social.
3. Vivemos num mundo onde a consciência da identidade cultural e os direitos humanos são cada vez mais uma exigência para a salvaguarda da dignidade da pessoa.
Senhor, ajuda-nos a reconhecer a largueza das fronteiras do teu Reino que nos ultrapassam e a presença que nos precede, nos povos e nas culturas que queremos evangelizar.
4. Vivemos num mundo em que as tensões e os conflitos entre as diversas religiões se agravam e em que o fenómeno religioso toma cada vez mais importância na vida social e política.
Senhor, nós acreditamos que o “choque das civilizações e das religiões” não é uma fatalidade; ajuda-nos a abrir o nosso coração ao acolhimento e ao diálogo com as religiões diferentes da nossa.
5. Vivemos num mundo em que os meios de comunicação social se impõem cada vez mais, criando uma nova cultura.
Senhor, ajuda-nos a fazer da comunicação social uma mesa da tua Palavra, que leve o Evangelho a todos os espaços humanos.
7. Vivemos num mundo em que se sente cada vez mais a necessidade de um empenho religioso para desenvolver a própria personalidade.
Senhor, ajudai as comunidades de crentes a ter um olhar universal com os horizontes do seu próprio olhar, aberto para aqueles que procuram viver a sua fé noutros espaços diferentes dos nossos.
8. Vivemos numa Igreja Missionária que reconhece a Igreja local como protagonista e foco da irradiação da Missão.
Senhor, ajuda-nos a trabalhar na animação missionária, tanto nas nossas Igrejas de origem como nas Igrejas a que somos enviados, e a fazer delas o ponde de irradiação da Missão.
9. Vivemos numa Igreja em que os leigos assumem cada vez mais o seu papel activo na construção do Reino de Deus.
Senhor, ajuda-nos a intensificar o papel insubstituível dos leigos na tua Missão e a partilhar com eles o nosso carisma e a nossa vocação missionária.
10. Vivemos numa Igreja em que a Missão é cada vez mais identificada com “Missão de Deus” e só a partir da intimidade com Ele é que nos tornamos seus missionários.
Senhor, ajuda-nos a fazer do nosso compromisso missionário uma experiência de fé e um espaço de partilha do teu amor e da tua paixão pela humanidade.