1. Aprender com Jesus
Quando se fala em Liderança é habitual fazer a distinção entre o Poder e a Autoridade. Poder é a faculdade de forçar ou obrigar alguém a fazer a sua vontade, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Autoridade é a capacidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que o líder quer, por causa de sua influência pessoal.
Jesus tinha os dois. Tinha poder: “Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra” (Mt. 28, 18); “Os homens, admirados, diziam: Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” (Mt. 8,27:). No entanto, é a sua autoridade que se impõe: “Quando Jesus acabou de pronunciar estas palavras, a multidão ficou vivamente impressionada com os seus ensinamentos, porque Ele ensinava-os como quem possui autoridade e não como os doutores da Lei.” (Mt. 7,28-29)
Liderança é a capacidade de motivar as pessoas para trabalharem com entusiasmo na concretização dos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Quer o poder quer a autoridade devem ser exercidos tendo em vista o Bem Comum, entendido como “algo para o qual todos tendem ou devem tender a partir dos próprios interesses razoáveis porque é bom para todos”. (Do Cat 216).
Vamos ver algumas marcas da Liderança de Jesus.