Ação Missionária – agosto-setembro 2022
Com passado histórico e presente muito activo, a Missão Espiritana em Angola tem as portas abertas para um futuro muito promissor.
Missionários do Espírito Santo em Portugal
Com passado histórico e presente muito activo, a Missão Espiritana em Angola tem as portas abertas para um futuro muito promissor.
Faleceu D. Jesús Tirso Blanco, Bispo da diocese do Lwena (Moxico)
José Manuel Imbamba é o presidente da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST) e, por isso, as suas palavras são pesadas e contam. A intervenção na sessão de Abertura da Assembleia Plenária, realizada em Benguela de 1 a 7 de Fevereiro, foi muito mediatizada e largamente difundida nas redes sociais.
Ação Missionária de dezembro leva-nos à arquidiocese de Malanje, no norte de Angola. No passado dia 14 de novembro, acolheu o seu novo bispo, D. Luzizila Kiala. De mãos dadas com ele, os Espiritanos renovam o seu compromisso de continuar presentes naquela Arquidiocese, sempre disponíveis para os trabalhos de evangelização e as urgências da Igreja local.
Nunca foi tão decisivo ‘cantar em coro’. Vozes afinadas constroem melodias de encher o coração! Para o mundo ser melhor, são precisas as mãos e os corações de todas as pessoas de boa vontade…
Em mês de Páscoa, Ação Missionária viaja até Angola e – claro – acompanha também a história viagem do Papa Francisco ao Iraque
Na noite de domingo, 8/11, no Hospital de Malange, partiu para a Casa do Pai Dom Benedito Roberto, Espiritano, Arcebispo de Malange
A Diocese do Caxito recebeu como novo Bispo o P. Maurício Camuto, Espiritano.
D. Óscar Braga, Bispo Emérito de Benguela faleceu na passada terça-feira, 26 de maio, vítima de doença. Nascido em Malanje, em 1931, assumiu a diocese de Benguela desde 1975 até 2008. O P. Casimiro Oliveira, espiritano, que trabalhou em missão em Angola, deixa aqui a sua homenagem.
Vivemos esta Semana Santa com intensidade, apesar do isolamento social. A batalha contra este Covid e a guerra de Angola (há 30 anos) têm algo em comum, mas as diferenças são enormes. Vou continuar a missão difícil de tentar explicar o porquê.