Foi no passado dia 06 de Janeiro, no Seminário Diocesano de Faro, que a LIAM do Algarve se reuniu em Assembleia Anual. Estiverem presentes cerca de 60 liamistas vindos das várias paróquias. Estiveram presentes o Pe. Paulinus, agora actual Animador responsável, o Pe. Nuno anterior Animador e a Presidente Nacional da LIAM, Marta Fonseca.
Iniciou-se com uma oração ao Espírito Santo, e de seguida o Pe. Nuno expôs uma reflexão sobre o tema “Ano Novo, Ano Missionário” onde falou da necessidade de nos congregarmos e unirmos para vivermos em cheio este ano missionário proposto pelos Bispos de Portugal. Recordando o tema do documento Tudo, Todos e Sempre em Missão, ressaltou a importância de valorizarmos a dimensão missionária da Igreja nas nossas comunidades paroquiais e propormos aos Párocos actividades concretas a realizar durante este ano.
De seguida, abriu-se um painel sobre o Projecto Abraçar a Missão 2018 realizado com 13 voluntários da LIAM e do MOMIP em São Tomé e Príncipe, no passado mês de Agosto. Aqui houve espaço para o testemunho de duas voluntárias que integraram este projecto. A Vera Coelho, natural da diocese do Algarve, que nos falou do seu sentir como pessoa e como cristã no meio duma realidade tão diferente da nossa. E a Dr.a Catarina Fontainhas, médica dentista, da Diocese de Lisboa que nos falou mais concretamente da área da saúde onde esteve mais envolvida. Uma área muito carente de tudo, e onde as necessidades são visíveis a todos os níveis.
A Presidente Nacional, Marta Fonseca deu algumas informações, e falou-nos concretamente da próxima grande actividade. O Encontro Nacional em Fátima nos dias 09 e 10 de Fevereiro, sob o tema Eu Sou Missão. Apelou-se à forte participação da LIAM do Algarve.
E antes de terminarmos, ainda houve espaço para o Rui Bernardo, auxiliar administrativo da LIAM, apelar para a importância de sermos e fazermos assinantes do nosso jornal Ação Missionária e valorizar a importância da distribuição da Editorial como um meio concreto de partilha com a missão.
Esteve também connosco o jovem espiritano Cristhofer, natural do Quénia e actualmente a fazer o seu estágio missionário no CEPAC. O seu grande desafio agora é a aprendizagem da língua portuguesa.
Terminou-se com um lanche convívio.
Obrigado a toda a LIAM do Algarve pela vossa presença.
Mais e Melhor. Vamos em frente.