Jubileu em Moçambique
No dia 28 de Novembro de 2021, em Itoculo, celebramos uma grande festa duplamente jubilar: os 25 anos da presença Espiritana em Moçambique e os 100 anos da fundação da Congregação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo.
D. Alberto Vera Aréjula, bispo de Nacala presidiu à celebração
Foi um grande dia centrado na celebração festiva, presidida pelo Bispo de Nacala, que contou com cerca de meia centena de irmãs religiosas e sacerdotes das equipas missionárias da diocese e ainda com a participação massiva do Conselho Paroquial e das comunidades cristãs circunvizinhas de Itoculo. Apesar das restrições da pandemia, houve uma grande participação dos cristãos juntamente com as autoridades governativas locais.
Após as boas-vindas, recordamos todos os missionários e missionárias que passaram e viveram em Moçambique: 28 padres espiritanos; 16 irmãs espiritanas; 18 voluntários missionários; e 23 jovens estagiários em formação. Um total de 85 missionários que trabalharam inicialmente em Netia e Inhazóna, e depois, em Itoculo, Nampula e Beira. Cada um à sua maneira, com mais ou menos tempo, de forma simples e direta, contribuiu para o crescimento e consolidação da missão espiritana nestas terras moçambicanas.
As palavras proferidas pelo P. Alberto Tchindemba, atual Superior dos Espiritanos em Moçambique e membro da equipa inicial, foram de louvor e agradecimento por todas as maravilhas que aconteceram ao longo destes 25 anos. Também invocou a misericórdia divina para as sombras que impediram o brilho da vida missionária. Por fim, deixou uma palavra de confiança para todos continuarem firmes e fiéis no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo como Poullart des Places e Francisco Libermann, os fundadores dos Missionários do Espírito Santo. Um jardim florido com 25 flores de diferentes cores e feitios resumia cada ano da vida missionária em Moçambique.
Por seu lado, a Ir. Paula Caluvi, Superiora das Espiritanas em Moçambique, falou do centenário da fundação da Congregação (1921-2021), que aconteceu na festa da Epifania, um dia marcadamente missionário, que também caracteriza o carisma da mesma Congregação fundada pela Ir. Eugénia Caps. A chegada das novas Irmãs Espiritanas para continuar e expandir o trabalho missionário na diocese de Nacala foi um sinal positivo que se registou nesta festa jubilar, porque «o vento sopra onde quer» e o Espírito não cessa de lançar novos desafios à vida missionária.
Este dia jubilar ficou marcado também pela criação do Grupo da Família Espiritana de Itoculo. Trata-se de um grupo de jovens e adultos da comunidade cristã de Itoculo que, durante dois meses, reuniram e prepararam o seu compromisso missionário de continuar a caminhar, conhecer e viver o carisma e a espiritualidade dos missionários e missionárias do Espírito Santo. Tratou-se de uma iniciativa de abertura laical e participação ativa na vida e missão da comunidade espiritana.
Irmãs Espiritanas em Moçambique. A celebração festiva recordou os 25 anos de presença Espiritana em Moçambique e os 100 anos de fundação da Congregação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo
A celebração terminou com um momento de agradecimento e despedida. Primeiramente, a jovem voluntária Gabriela Rodrigues, que regressava a Portugal depois de três anos na missão de Itoculo, e depois, o P. Edmilson Semedo, Espiritano de Cabo Verde, agora nomeado para integrar a nova equipa formadora do Seminário Inter-diocesano de Filosofia da Matola. A gratidão por todo o trabalho missionário realizado na missão de Itoculo ficou bem expressa nas palavras do pároco e na mensagem proferida pelos responsáveis da paróquia.
Despedida da Gabriela Rodrigues, voluntária em Itoculo durante 3 anos
Enfim, depois de uma celebração bem participada, houve ainda ocasião para assistir a um momento de animação musical e teatral do grupo da Infância Missionária e dos jovens locais. Um ambiente festivo fez-se sentir por toda a parte, num espaço simples, bem ornamentado, convidativo ao encontro e ao convívio.
Ao concluir, não faltou o almoço melhorado para todos os convidados, juntamente com o corte do bolo jubilar. Todos juntos num brinde fraternal, que recordava o passado mas aberto ao futuro, em especial aos novos compromissos missionários das Irmãs Espiritanas na nova comunidade de Namahaca e dos Missionários Espiritanos na equipa formadora do Seminário da Matola, concluímos as celebrações jubilares invocando o Espírito Santo para que sempre nos ilumine e fortaleça e também nos acompanhe a proteção da Virgem Mãe.