Comunidade Espiritana de Nampula
A comunidade de Nampula fundada a 18 de Outubro de 2004, situa-se na Arquidiocese de Nampula (norte de Moçambique) e tem uma extensão geográfica de 81 Km2 com uma população estimada em 10.435 católicos. É nesta Arquidiocese que o então Arcebispo de Nampula D.Tomé Makweliha confiou aos espiritanos a Paróquia de São João de Deus, erecta a 8 de Março de 1989, pelo P. Manuel Nogueira, da Ordem Hospitaleira dos Irmãos de São João de Deus.
Alberto Tchindemba
Com a chegada dos espiritanos à Paróquia de São João de Deus abre-se mais uma nova etapa de evangelização dos espiritanos da região norte que contará, doravante, com duas comunidades. Desde a sua gênese a comunidade de Nampula teve como objetivo: a assistência pastoral à Paróquia de São João de Deus situada nos subúrbios da cidade de Nampula, a formação de candidatos à vida espiritana, a colaboração no Seminário Maior Interdiocesano Santo Atanásio, acolhimento e apoio aos confrades da comunidade de Itoculo (Diocese de Nacala).
Destes objetivos que estiveram na origem do surgimento desta comunidade, só dois foram imediatamente assumidos: assistência pastoral e o acolhimento aos confrades de Itoculo. Não foi possível começar de imediato com a formação de candidatos à vida espiritana por causa da exiguidade das infraestruturas da casa. Por seu lado, ficou para atras o nosso envolvimento na prestação de serviços ao Seminário Interdiocesano, pois os bispos não tinham reunido condições adequadas para dar início às obras de construção do seminário.
P. Alberto Tchindemba na Comunidade de São João de Deus
Formação humana e cristã
Seguindo o ritmo da Igreja local e de acordo com o nosso carisma, desde muito cedo os espiritanos dedicaram-se na formação humana e cristã das comunidades. A animação espiritual das pequenas comunidades cristãs, as visitas regulares e acompanhamento aos doentes, a celebração dos sacramentos e formação dos responsáveis laicais dos ministérios nas comunidades cristãs, o trabalho nas várias comissões diocesanas marcaram o horizonte missionário espiritano nos primeiros tempos da atividade pastoral.
Tratou-se, na verdade, de um trabalho de proximidade junto do povo e de colaboração com a Igreja local. Diga-se também em abono da verdade que os espiritanos não começaram tudo de novo. Houve um trabalho de evangelização bastante profundo realizado na Paróquia de São João de Deus.
Alguns projectos sociais tais como o centro de nutrição e o curso de corte e costura e a alfabetização de adultos e crianças já estavam em andamento. Os cursos de informática e o apetrechamento da biblioteca foram introduzidos pelos missionários recém-chegados e constituíram o calcanhar de Aquiles na capacitação e potencialização de jovens que acorreram àqueles cursos, garantindo-lhe o emprego em certos sectores da vida social.
Escola São João de Deus
Ao serviço da educação
À medida que o tempo foi passando novos desafios surgiram. Era preciso envolver-se a fundo no projeto de educação escolar de crianças, jovens e adolescentes do nosso bairro, que estavam fora do sistema nacional de ensino. Assim, aproveitando as estruturas já existentes e construindo outras infraestruturas de raiz a comunidade espiritana lançou-se, sem mãos a medir, para introdução do ensino primário em 2010. A escola foi crescendo e os pais e encarregados de educação começaram a notar a diferença, em termos de aproveitamento pedagógico entre a escola pública e a escola dirigida pelos espiritanos.
Diante deste novo desafio, a comunidade espiritana teve, mais uma vez, de dar resposta a uma situação bem concreta de um povo que ansiava por uma educação de qualidade a fim de preparar um futuro risonho para os seus filhos. Não havendo muitas condições financeiras para arrancar para o ensino secundário, foi preciso apresentar novos projectos de ajuda à Misean Cara, a Sol Sem Fronteiras, aos grupos missionários da LIAM em Portugal, Kindermissionwerk, Aparf e a pessoas singulares, que num curto espaço de tempo ajudaram os espiritanos de Nampula a ampliar as instalações educativas para a implementação do ensino secudário geral, 1º ciclo que se deu em 2015.
Escola São João de Deus
“Inovação educativa”
O acesso à educação e a luta por uma educação de qualidade não parou com a introdução do primeiro ciclo do ensino secundário geral. Em 2019 começou o movimento de introdução do segundo ciclo. Este movimento contou, mais uma vez com a mão preciosíssima da Sol Sem Fronteiras e dos grupos missionários da LIAM. Diga-se em abono da verdade que com a implementação do Projecto «Inovação Educativa» conduzida pela Sol Sem Fronteiras, foi possível construir e equipar uma biblioteca, laboratório e uma sala de informática que tornaram possível a aprovação da escola para o segundo ciclo do ensino geral.
Assim a partir de 2022 a escola terá, nas suas instalações, alunos da primeira a décima secunda classes.
Como presença na Paróquia de São João de Deus sentimo-nos felizes e prontos para ir mais longe, ajudando os nossos irmãos a conhecer melhor Jesus Cristo e a enveredar por um desenvolvimento integral.
Queremos deixar aqui os nossos sinceros agradecimentos a todos os nossos colaboradores e parceiros no serviço de evangelização que ao longo dos 25 anos de missão ajudaram-nos a crescer e a prestar um serviço pastoral junto dos irmãos que nos foram confiados nas missões onde estamos inseridos.