O Capítulo Provincial, reunido no Seminário da Torre d’Aguilha, elegeu o P. Pedro Alexandre Simões Gouveia Fernandes (à direita, na foto) como Superior Provincial dos Espiritanos em Portugal. De acordo com a Regra de Vida Espiritana, a eleição foi feita pelos Delegados ao Capítulo, reunindo pelo menos dois terços dos votos. O P. Pedro Fernandes aceitou este serviço que a Congregação agora lhe pede, e a sua eleição deverá ser confirmada pelo Conselho Geral nos próximos dias.
O P. Pedro Fernandes nasceu em Lisboa, em 1969. Professou no Seminário da Silva, em 1992, fez os seus estudos em Portugal e Clamart – França, fez o estágio missionário na Guiné-Bissau e foi ordenado Presbítero em Lisboa (Benfica), em 1996. Partiu em nomeação missionária para Moçambique, onde trabalhou até 2009. Depois de fazer formação específica, em Roma, foi nomeado para Portugal, onde tem trabalhado sobretudo na formação e animação missionária e juvenil. Serviu, desde 2012, como Primeiro Assistente do Conselho Provincial liderado pelo P. Tony Neves, que agora substitui.
Agradecemos ao P. Tony Neves o serviço que prestou na animação da Província, nos últimos seis anos, e ao P. Pedro Fernandes pela sua generosidade em aceitar esta missão desafiante. Que o Espírito o cumule com os seus dons, para que possamos juntos continuar, com alegria, na fidelidade à vontade de Deus. Continuemos em sintonia e oração.
Deixo aqui os meus votos de um mandato fecundo e frutuoso ao novo Provincial, Pe. Pedro Fernandes, nessa missão tão nobre, em continuidade à que o Pe. Tony desempenhou, sempre com total dedicação e admirável comunhão com o universo da comunidade alargada espiritana.
Armando Ferreira