1º Dia da Novena de Libermann 2019
«Um mar de confiança»
Cinquenta anos antes de Santa Teresa de Lisieux, o P. Libermann expôs-nos uma noção sólida da confiança. O fundamento desta sua exposição consiste em escutar somente a Deus sem nada nos importarem as criaturas! Este abandono a Deus atinge o seu cume na noite da fé. Em 1840, de Roma, quando o seu futuro era incerto, escreve:
«Agarramo-nos a Nosso Senhor sem medos, nem inquietação; sem controlar nem compreender o que Ele pede de nós; seguimo-lo às cegas. Neste novo ambiente é que cresce a confiança, é que se opera a renovação interior: a inquietação é sempre nociva, não agrada ao Bom Deus. Uma vez apaziguada a nossa alma, na confiança em Deus, estes defeitos diminuirão pouco a pouco e acabarão por esvair-se. Temos confiança em Deus porque tudo esperamos d’Ele, mas esperamo-lo porque temos a certeza absoluta do seu amor infinito: Que felicidade grande a de uma alma que sente ser amada de Jesus; esta vivência é para ela uma fonte inesgotável de confiança sem limites»
João 7,37: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba, quem crê em mim.
Oração
«Quem tem sede, que venha e beba». Meu Senhor Jesus, ouço o vosso grito porque sois vós quem me chama, Senhor, Aqui estou, Senhor! tenho sede, adorável Jesus! Sim! Sede imensa até ao ponto de desfalecer: sinto-me vazio completamente, todo queimado cá por dentro; tomai-me nos braços, conduzi-me às fontes da salvação; lançai-me nessas vossas águas celestes, até nelas me submergir, desaparecer. «Sim, Senhor afogai-me nessas águas tão apetecíveis, tão ansiadas; afogai a minha concupiscência, o meu orgulho: todos os meus vícios e todos os meus defeitos, para que desapareça tudo o que em mim não venha de vós ; que o homem velho desapareça ; que em mim não haja mais niguém; somente vós. Concedei-me esta graça, dulcíssimo, amorosíssimo, amantíssimo Jesus, para que eu não viva se não de vós nessa vossa vida, que partilhais com o vosso Pai e com todo o corpo dos eleitos. Assim seja».
Francisco Libermann
Oração da Novena
Pai Santo,
Vós sois magnífico no vosso amor.
Concedei-nos a graça de ver confirmado pela Igreja
o belo testemunho de fé e santidade
que Libermann nos deixou.
Que, iluminados pelo seu testemunho missionário,
Nos sintamos arrastados pelo Espírito,
a proclamar a Boa Nova da salvação
com renovado fervor.
Nós vo-lo pedimos por meio do Imaculado Coração de Maria.
Pedimo-vos a sua beatificação
do nosso Venerável fundador, P. Libermann
e as graças que por seu intermédio mencionamos:
(Mencionar as intenções)
Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amen.
Pai-Nosso | Avé-Maria | Glória