Cântico: Hoje, Mãe, quero cantar: FM, nº 214
Oração
“Ó Maria minha boa e amada Mãe, uni-me no vosso amor ao vosso Jesus, e, de pé, junto à cruz, oferecei-me com Ele ao Pai do céu. Intercedei por mim para que o seu amor e a sua santidade inundem a minha alma como inundaram a vossa, e que o Espírito de Jesus seja sempre a minha vida, o meu amparo e a minha força”. Libermann
Experiência bíblica: Jo 19, 25-27
“Junto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria de Magdala. Ao ver sua mãe e, junto dela, o discípulo que Ele amava, Jesus disse a sua mãe: «Mulher, eis aí o teu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis aí a tua mãe». E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa”.
Experiência de Poullart des Places: ME, nº16/17, p 39
“… e o Sancta Maria, etc., para pedir as luzes do Espírito Santo e a protecção da Santíssima Virgem; mas não darei a estas orações mais de um quarto de hora”.
Esta oração do Sancta Maria, leva Poullart a rezar assim: “Santa Maria, Virgem e Mãe de Deus, elejo-vos hoje como minha Senhora, minha Patrona e Advogada. Decido e proponho firmemente nunca vos abandonar, não decidir ou fazer algo contra vós, nunca permitir aos que dependam de mim que façam algo contra a vossa honra. Peço-vos, pois, que me recebais para sempre como vosso servo. Assisti-me em todos os meus actos e não me abandoneis na hora da minha morte”.
Experiência de Libermann
“Quando a água do Baptismo correu sobre a minha cabeça de judeu, nesse preciso momento, amei Maria, que antes detestava”.
“Apresenta-te com toda a confiança diante (…) da Mãe de Deus, e terás tudo o que queres. Não sabes que o Coração de Maria é um tesouro? (…). Parece-me escutar esta santa Mãe gritar-nos: Vinde, queridos filhos, vinde a mim. Se estais famintos de justiça, tenho de que saciar-vos. Se tendes sede, dar-vos-ei a beber desta água vivificante que dá a vida eterna. Se estais cansados, vinde repousar em meu coração. O meu querido Filho depositou nele uma tal abundância que tenho com que saciar-vos a todos. Pois bem (…) vai, corre, lança-te nos braços desta querida e santa Mãe. Vai, e diz-lhe com confiança, simplicidade, ternura e amor: Ó minha boa Mãe, sabeis de há muito que sou vosso filho e que vos amo”.
Regra de Vida: RVE, 89
“Maria é modelo de docilidade e fidelidade às inspirações do Espírito Santo, em todos os aspectos da nossa vida, sobretudo na oração.
Veneramo-la e invocamo-la, para que o Espírito Santo, presente no Seu Coração Imaculado, se torne para nós, como n’Ela, manancial fecundo do nosso espírito apostólico”.
Oração
Pai Santo, que sois admirável no vosso amor, concedei-nos a graça de ver confirmado pela Igreja o belo testemunho de fé e de santidade que Libermann nos deixou. E assim, iluminados pelo seu testemunho missionário, nos sintamos impelidos pelo Espírito a proclamar a Boa Nova da Salvação com renovado ardor. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Ámen!