Cântico: Espírito de Amor: FM, nº 188
Oração
“Santo e adorável Espírito, fazei-me escutar a vossa amável voz, refrescai-me com o vosso divino sopro. Quero ser para Vós como leve pena, a fim de que o vosso sopro me conduza para onde quiser e eu não lhe ofereça a menor resistência”. Libermann
Experiência bíblica: Lc 4, 14a.16-19
“Impelido pelo Espírito, Jesus voltou para a Galileia. Veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregara-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou-se-lhe a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu, para anunciar a Boa Nova aos pobres. Enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, o recobrar da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano de graça do Senhor”.
Experiência de Poullart des Places: ME, nº 16/17, p48
“Todos os estudantes adorarão de modo particular o Espírito Santo ao qual foram especialmente consagrados. Terão também uma singular devoção à Santíssima Virgem, sob a protecção da qual foram oferecidos ao Espírito Santo.
Escolherão as festas do Pentecostes e a da Imaculada Conceição como festas principais. Celebrarão a primeira para obter do Espírito Santo o fogo do amor divino, e a segunda para obter da Santíssima Virgem uma pureza angélica: duas virtudes que devem constituir o fundamento da sua piedade”.
Experiência de Libermann: ND, X, 568
“Sê santo (…) porque o Pai de Nosso Senhor (…) é santo e porque o seu Espírito que deve viver e agir em ti é santo (…). Diz não a tudo o que não seja amor (…) Que o Espírito de Jesus possa morar, agir e viver em ti (…). Abandona-te plenamente a este Espírito de (…) santidade, e Ele não só viverá plenamente em ti, senão que a tua vida não será mais a tua, mas a do Espírito de Jesus Cristo, que será tudo em ti.
Para isso, é preciso que Ele seja a única luz do teu espírito, o único móvel da tua vontade e de todas as tuas acções, o único desejo do teu coração, o centro e o princípio de todas as afeições da tua alma. É preciso que não haja em ti nenhuma impressão estranha a este Espírito de santidade e de amor. É preciso que a tua alma (…) não tenha em si vida a não ser neste Espírito e por este Espírito de amor de Jesus”.
Regra de Vida: RVE, 5
“Tomando Maria como modelo, vivemos a nossa missão na docilidade ao Espírito Santo.
Este estado habitual de fidelidade às inspirações do Espírito – a «união prática», de que fala Libermann (cf. ND, XIII, 699-706) – é a fonte do nosso «zelo apostólico» e conduz-nos à disponibilidade e ao dom total de nós mesmos”.
Oração
Pai Santo, que sois admirável no vosso amor, concedei-nos a graça de ver confirmado pela Igreja o belo testemunho de fé e de santidade que Libermann nos deixou. E assim, iluminados pelo seu testemunho missionário, nos sintamos impelidos pelo Espírito a proclamar a Boa Nova da Salvação com renovado ardor. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Ámen!