Ação Missionária – Março 2024

Marcas fortes deste país ‘verde-amarelo’: “Dois meses neste grande Brasil ‘verde-amarelo’ imprimiram em mim marcas fortes… vivi em diversas favelas e outros bairros periféricos, tendo a alegria de dar um salto à Ilha de Guarujá, ali ao lado da Cidade de Santos e do primeiro Município do País, São Vicente. Foram dias felizes, apesar do calor intenso e das tempestades frequentes nesta época do ano, quando acontece o Natal, o Ano Novo e se aguarda e prepara o Carnaval.” (O P. Tony Neves faz o rescaldo da sua longa e intensa visita ao Brasil)

Quaresma, entre o deserto e o cuidado das relações

A Quaresma é o tempo de graça em que o deserto volta a ser o lugar do primeiro amor e nós sabemos bem que o amor de Deus e do próximo formam um primeiro e único amor. A esta luz entendemos como “cuidar do doente significa, antes de mais nada, cuidar das suas relações, de todas as suas relações: com Deus, com os outros – familiares, amigos, profissionais de saúde –, com a criação, consigo mesmo”. É possível? Sim, é possível e a Quaresma é um caminho a percorrer para que tal aconteça».  

Ano do dragão

Entramos no Ano Novo chinês. Entramos na Quaresma. Não nos deixemos conduzir por oráculos de sorte, mas de graça. Deixemo-nos conduzir pelo Espírito ao deserto, com Jesus, purificando o centro das nossas decisões. Escolhamos o bem, mais do que o orgulho de chegar primeiro.
Diz a astrologia que o dragão específico deste ano é, em primeiro lugar, pacificador. Assim, venham daí muitos “filhos do dragão”!

Ação Missionária – Fevereiro 2024

Missão nas terras escaldantes do Alto Juruá: A Catedral de Nossa Senhora da Glória domina a linha do horizonte da Cidade do Cruzeiro do Sul, no Acre Amazónico que confina com o Peru e a Bolívia. O P. Donnadieu foi o primeiro missionário Espiritano a instalar-se no Cruzeiro do Sul, em 1917, vindo de Tefé, nas margens do Rio Solimões.
O P. Tony Neves passou o Natal com os missionários espiritanos e o povo com quem trabalham. Com a ajuda do P. Herbert Douteil, alemão de 88 anos, entrou na história daquela terra e daquele povo e partilha a experiência connosco.