O P. Manuel da Costa Andrade, filho de José Ferreira Andrade e de Engrácia Ferreira da Costa, nasceu em Carapeços, Barcelos, diocese de Braga, a 13-03-1933, o mais novo de 13 irmãos. Entrou para o seminário de Godim-Régua, em outubro de 1944; aluno inteligente, distinto, trabalhador e zeloso, seguiu o curso normal dos estudos, nos seminários da Congregação do Espírito Santo e fez a sua Profissão Religiosa, no seminário da Silva, a 8-9-1951. Em 1954 foi enviado para continuar os estudos teológicos em Roma onde foi ordenado sacerdote a 28-4-1957; fez a licenciatura em Dogma, pela Universidade Gregoriana de Roma. Após a consagração ao apostolado, a sua nomeação foi para a Província Portuguesa; a sua vida sacerdotal e missionária, desde 1957 a 2017 (60 anos), realizou-se como professor, ecónomo e sub-mestre de noviços. No seminário da Torre d’Aguilha foi superior de comunidade entre 2004-2010; de 1958-1964, lecionou Música, Dogma, Direito Público, Filosofia, Moral, Grego, Liturgia e Pastoral Catequética. Foi ainda professor de Religião e Moral no Liceu de Oeiras e coadjutor na paróquia de S. Domingos de Rana na área da Abóboda, desde 1964 a 2015; já em idade avançada e para substituir o seu confrade P. Veríssimo Manuel Teles, gravemente doente, é nomeado, em 2013, pelo Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa D. José Policarpo, para administrador paroquial da paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Abóboda; em 2015, o seu nome foi dado à Escola Básica da Abóboda, onde marcou presença ao longo de mais de 40 anos.
Por motivos de saúde, em 2016, é transferido do seminário da Torre d’Aguilha para o Lar Anima Una, do Fraião, para ser acompanhado, cuidado e descansar das lides pastorais. Transportado na carrinha do Lar e acompanhado pelas cuidadosas assistentes do Lar, no dia 12 de maio de 2019, esteve presente na Bênção da nova igreja da Abóboda. Emocionado pela presença de tantos paroquianos que o abraçavam e beijavam, a todos mostrava o seu sorriso de agradecimento e felicidade. Em 2018 confidenciou, pessoalmente ao seu superior provincial, o desejo de ser sepultado no cemitério de São Domingos de Rana.
Faleceu, no Lar Anima Una, no dia 14 de setembro 2021, com 88 anos de idade, 70 de vida religiosa e 64 anos de ministério sacerdotal.
Depois de celebrada a Eucaristia às 15:00h na capela do seminário do Fraião, outra Missa de corpo presente é celebrada no dia 14 de setembro, às 21:30h na Igreja Paroquial da Abóboda. A Missa de funeral é na mesma Igreja no dia 15 às 10:30h e o féretro seguirá para o cemitério de São Domingos de Rana onde será sepultado.
Rezamos para que o Senhor da vida e da morte receba o seu fiel servidor no Seu Reino.
Homem bom.
Amigo de todas as horas, nas boas e felizes, e nas menos e boas e tristes.
Amigo de casa e companheiro de jornada; que conversava sem pressas e sobre tudo.
Conselheiro espiritual e conselheiro da vida quotidiana.
Amigo que é família e para a família.
Homem de Igreja no meio do povo.
Até depois de morte quis ficar no meio da Comunidade que escolheu para evangelizar. À pergunta: porque é que nunca foi para um país de missão? A resposta era sempre: «Mas eu aqui tenho tanta gente para dar a conhecer Jesus? Vê como tantos ainda não O conhecem. Esta é a minha missão, evangelizar a gente da Abóboda»
Até sempre, amigo P. Andrade