Família Espiritana em Reciclagem de Natal
A Família Espiritana reuniu-se em Reciclagem de Natal, a 27 e 28 de Dezembro, no Centro Espírito Santo e Missão (CESM), na Silva-Barcelos.
O primeiro dia foi todo ele dedicado à formação sobre desenvolvimento humano espiritual e missionário. Fomos levados pela Prof. Diana de Vallescar a uma Ilha onde havia quatro faróis que nos iluminaram a reflexão e apontaram os caminhos de um futuro feliz. É decisivo sair do modo de ‘piloto automático’ para se abrir à novidade da vida. O ‘sempre se fez assim’ mata o desenvolvimento. O primeiro farol apresenta-nos a roda da vida e ajuda-nos a perceber em que ponto do desenvolvimento humano nós estamos. O segundo farol propõe-nos uma actualização do desenvolvimento pessoal, apresentando alguns princípios da neurociência sobre memória, emoções e experiência, sugerindo perspetivas de mudança. O terceiro farol ilumina a ciência da gratidão, falando da importância das saúdes física, mental e social. O bem-estar das pessoas está ligado à prática da gratidão. Por fim, o quarto farol, colocado em local de difícil acesso, aponta para as negociações do dia a dia, que nos permitem abandonar as áreas de conforto e segurança para rumar a zonas de expansão onde o stress existe mas é controlado, não deixando resvalar para zonas de pânico onde impera o desespero. Ficou claro que ninguém se desenvolve por decreto, pois o desenvolvimento resulta de uma escolha pessoal e responsável. As grandes figuras da história passaram por estas situações limite e foram grandes, pois quando se sai das zonas de conforto há mais satisfação pessoal, melhora a qualidade de vida e expandem-se os limites pessoais.
Este dia de formação foi vivido com a metodologia de ‘formação na acção’ com a interacção dos participantes que ajudaram a dar vida a este momento. Como dizia, no fim, o P. Pedro Fernandes, ‘mais importante que a aula é o trabalho de casa’.
O segundo dia começou com o Momento Espiritano em que o Superior Provincial, na linha das informações já dadas à Família Espiritana’, partilhou o actual momento da vida missionária dos Espiritanos em Portugal e rasgou algumas linhas de futuro. Depois, foi dada a voz aos Leigos Associados Espiritanos que, com uma apresentação multimedia, partilharam o contributo que os LAE dão à missão e os desafios que se lhes são lançados. Finalmente, o P. Tony Neves falou do que, por esse mundo além, viu e experimentou da missão espiritana lá onde os Leigos são os protagonistas.
A Eucaristia de Encerramento foi uma grande Festa da Missão pois, no decurso desta celebração, cinco novos LAE fizeram o seu compromisso: a Ernestina Falcão e os casais Carlos & Joana Carvalho e Joaquim & Alzira Freitas.
Com a coragem de sair das zonas de conforto, os membros da Família Espiritana querem ajudar a preparar o Capítulo Geral da Congregação, a realizar na Polónia em 2020, que tem um lema desafiante: ‘Vejam, vou fazer algo de novo!’.
[fts_facebook type=album_photos id=407077612753560 access_token=EAAP9hArvboQBACu5G86xZCZCJ4J6VbcMBnwFtHZCZCeO8R4XZBfErBIUOvksTdJbuBK2zxNHIQfMTykttZAmEi194cEavqI3tZAeEmHlRq89PwNtGbP0zy7CYs31sH0EiO90y4VdXjPAHF7au32TfVBARXn7mvdNz7TNwUNSlMBi9wRbZA93pqHoWO7tW1NXZCxUZD posts=25 title=no title_align=left description=yes words=45 popup=no album_id=2402638549864113 image_width=250px image_height=250px space_between_photos=1px hide_date_likes_comments=no center_container=yes show_follow_btn_where=above_title like_option_align=left like_box_width=500px hide_like_option=no]