À primeira vista “JSF SUMMIT” soa a algo familiar, algo que já ouvimos por aí, nos borburinhos do dia a dia. Mas esses borburinhos referiam-se ao “WEB SUMMIT”, e esse comparado com este de certo que ficou muito aquém!
Foi durante o fim de semana de 15 a 17 de novembro que os Jovens Sem Fronteiras rumaram até São Domingos de Rana, mais propriamente até ao Seminário da Torre da Aguilha, para o 1º JSF SUMMIT da história do movimento!
Sem saber muito bem ao que iam, jovens de Norte a Sul do país deixaram o conforto dos seus lares e a companhia das suas famílias para responderem ao convite que lhes tinha sido feito ao longo das últimas semanas com alguns desafios de preparação, para passarem este fim de semana em formação, aprofundando o seu conhecimento sobre o Movimento, analisando o seu percurso, discutindo passado, presente e futuro .
Com a organização a cargo da Pastoral Juvenil Espiritana, composta por Padres Espiritanos, Irmãs Espiritanas e Jovens Sem Fronteiras que já passaram pelo movimento, foi proposta uma reflexão baseada em quatro grandes temas: “Cristo e eu (Jovem na Sociedade)”, “Eu na Igreja”, “Os JSF na Igreja e a Igreja nos JSF” e por último “Eu e JSF”, onde contaram com a ajuda e o testemunho de quatro casais JSF, Salomé Peixoto & Anthony Nascimento, Maria Quintans & Paulo Vaz, Raquel Carreira & Luís Santos e Ana Mansoa & Diogo Silva, para os ajudar a refletir melhor sobre o que lhes era proposto.
Foi sem dúvida um fim de semana de conhecimento e testemunho de cada um daqueles que participou neste encontro de formação. Foi acima de tudo um momento de partilha e comunhão de jovens que “não têm medo de ousar ser mais, de estar onde mais ninguém está”, como alguém dizia durante o fim de semana. E por isso damos graças:
“Graças pelo amor que até a Ti hoje nos traz
Graças p’la bondade, pela Tua paz
Graças pelo dom desta pertença filial
Graças por seres Tu o nosso ideal
E assim seremos um
Lado a lado a caminhar
Seremos um em Ti, Senhor
Guiados pela luz do Teu olhar
E deixa o amor cantar
As maravilhas do Senhor
Deixa o amor brilhar
Até ao dia em que tudo… iluminar”
Andreia Lourenço
JSF Ribeira do Fárrio
[fts_facebook type=album_photos id=407077612753560 access_token=EAAP9hArvboQBACu5G86xZCZCJ4J6VbcMBnwFtHZCZCeO8R4XZBfErBIUOvksTdJbuBK2zxNHIQfMTykttZAmEi194cEavqI3tZAeEmHlRq89PwNtGbP0zy7CYs31sH0EiO90y4VdXjPAHF7au32TfVBARXn7mvdNz7TNwUNSlMBi9wRbZA93pqHoWO7tW1NXZCxUZD posts=15 title=no title_align=left description=no words=45 popup=no album_id=2317844761676826 image_width=250px image_height=250px space_between_photos=1px hide_date_likes_comments=no center_container=yes]