Ter 40 anos em 2023 é bom. É já ter alguma experiência, mas com muitas preocupações. Chegámos ao tempo em que nos preocupamos em pagar o crédito da casa, alguns em ter casa, e outros em manter a casa. Estamos na vida ativa laboral. Casados e com filhos. Os Jovens Sem Fronteiras passam por isso. Muitos sem casa, outros à procura de “financiamento espiritual” para se manter naquela casa, outros a tentar procurar outra casa. E depois há aqueles que moram na casa dos Pais, esses mais confortáveis, mas com ansiedade de saírem eles também para outra casa, onde possam ser Mais Missão. São sinais dos tempos, que se seguiram a uma pandemia e agora uma guerra.
Mas se em todas as gerações e tempos há desafios, claro está que as alegrias são maiores. Os Jovens Sem Fronteiras com esta idade já estão casados e com filhos. Como se pode ver este ano, com a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Que coincidência bela que Deus concebeu. Participar com os seus filhos na JMJ 2023. Uma Família “UNidA”! Uns tiveram a oportunidade de viver as JMJ com os seus amigos espiritanos vindos de outras partes do mundo, mas muitos foram os que tiveram junto das suas comunidades e com a mesma identidade da família JSF. E está tudo bem. Com 40 anos de idade já começamos a confiar que Deus sabe o que faz e que podemos dar liberdade aos nossos filhos. Sabemos a educação que demos e temos que depositar esperança neles.
Como é claro, vai haver festa! 40 anos numa gala magnífica, assim espero, pois estou a escrever o texto sem a ter vivido ainda. Mas ao enviar os convites apercebi-me da bela vida que já tive nestes 40 anos. A alegria de todos aqueles que querem partilhar as suas vivências.
Claro que neste momento já não temos a pedalada dos 20 anos. Já não vamos a noitadas com centenas de jovens, já não vamos a 4 semanas missionárias cheias de jovens, até já a Ponte preferimos trocar pelas praias do Algarve. Já nem temos tantas casas onde podíamos ir fazer missão\festa uns com os outros. Era tudo mais barato e havia tempo para tudo.
Mas fez parte do vigor da idade. Agora estamos mais maduros e há novos objetivos e desafios pela frente. Não tem que ser pior ou melhor do que há 20 anos, tem que ser diferente. As experiências destes anos ajudam imenso.
Nesta fase adulta, destes 40 anos, temos tanto que fazer. Tanto que trabalhar. Os projetos da nossa “empresa” são grandes. Um pós-JMJ 2023 para calibrar, um Sínodo dos Bispos: “Para uma Igreja sinodal. Comunhão, Participação e Missão” para participar, um Jubileu da Juventude para refletir, e claro, o que fazer nos próximos 40 anos.
Que reforma queremos? Qual o plano de reforma que vamos utilizar daqui a 20 e poucos anos? Sabemos que o caminho vai ser com Jesus e a proteção de Maria. Temos uns pais com mais de 300 anos que nos dão as diretrizes. Mesmo sabendo que os pais são chatos por vezes. Mas o Amor deles vence tudo e ajudam-nos no dia-a-dia.
Mas sei bem que os filhos estão a crescer e é preciso deixá-los voar. E creio que vão-me dar netos, ou então seguir o sacerdócio ou a vida religiosa, o Amor é livre para escolherem.
Mas tenho uma certeza: os Jovens Sem Fronteiras vão ser eternos até um de nós deixar de se lembrar o bem que eles nos fizeram!
Bruno Leite, 40 anos!