Este ditado certamente que muitas vezes o ouvimos da boca dos nossos pais ou responsáveis pela educação, conscientes de que as boas companhias são importantes em qualquer processo educacional. Quem ama, preocupa-se e ocupa-se!
A Sol Sem Fronteiras (Solsef) é uma ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) nascida em 1993, dentro da família Espiritana. No seu sítio na internet (www.solsef.org) apresenta-se: “O nosso objetivo global é promover os ideais da fraternidade e da solidariedade entre povos e particularmente entre jovens de países diferentes. Somos uma associação de inspiração cristã, de jovens para jovens, e agimos de forma responsável e objetiva, apostando em projetos relevantes e promovendo a solidariedade de forma criativa e irreverente além fronteiras.”
“O Sol nasce para todos” é o lema inspirador no seu trabalho, em três áreas específicas, interligadas entre si: educar para o desenvolvimento, desenvolvendo ações de sensibilização pública acerca dos desafios do desenvolvimento local, nacional e internacional com o objetivo de alertar e levar à ação; projetos de cooperação internacional, promovendo atividades concretas de desenvolvimento sustentado, sobretudo nas áreas da saúde e educação; voluntariado internacional, proporcionando experiências de intercâmbio e cooperação entre jovens, em projetos de curta ou longa duração.
Quando lemos o texto bíblico, “Ele (Deus) faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos” (Mt 5, 45), podemos cair na tentação de fazer uma leitura tendenciosa, presente em tantos populismos, sejam eles políticos, económicos ou até religiosos, dividindo o mundo entre bons e maus. Já, no seu tempo, Jesus, lutou contra esta leitura exclusivista propondo o mandamento do amor universal pois Deus não faz distinções, faz erguer o Sol, e cair a chuva, para todos.
Num tempo em que se reforçam tantas fronteiras, se constroem muros ideológicos, se levantam cercas, se votam leis protecionistas tão brutais que prendem os pobres em jaulas ou refugiados são deixados em alto mar … A Igreja procura construir pontes, unir os povos, estar atenta aos mais necessitados, gritar bem alto, afirmando claramente que a vida é mais importante que a economia, o dinheiro e o capital.
O que fazes do teu tempo?
Procura conhecer melhor esta associação e participa ativamente.
Quais os valores que te inspiram na vida?
Já pensaste em entregar toda a tua vida como missionário na construção do “reino de Deus”?