Vida e obra de São José Vaz, o Apóstolo de Ceilão
De Constâncio Roque Monteiro
O P. José Vaz, português de Goa, torna-se o grande missionário do Sri Lanka, no século XVII. Em 1957, Constâncio Roque Monteiro escreveu esta biografia que seria muito valorizada pelo Papa Francisco quando, em 2015, canonizou este missionário português no Oriente do mundo.
No Prefácio a esta nova edição, D. Manuel Clemente, explica as razões de uma vida missionária tão santa: ‘Do século XVII para o XVIII, entre Goa e Ceilão, a vida de S. José Vaz confirma plenamente a vitória de Cristo e da sua Cruz, ganha por quem com Ele se oferece’. Diz ainda o Patriarca de Lisboa: ‘Que belíssima lição esta, quando as nossas ‘comunidades cristãs’ o são por vezes muito pouco, em total dependência da presença constante do sacerdote, em ‘consumo religioso’ sem sentido de pertença nem disponibilidade para trabalhar na Missão, ainda que sejamos batizados e crismados para tal…’
A história deste santo é surpreendente e interpeladora, pois um jovem simples e discreto transformou-se num grande, heróico e luminoso missionário.
Foram 28 anos de intenso apostolado. O livro termina com uma série de depoimentos sobre o impacto da Missão do São José Vaz que ainda hoje se sente por terras do Oriente.
Ed. Lucerna / Fundação AJB