Somos o Grupo Missionário da Paróquia de São Salvador de Ramalde (Porto) que procura ser na comunidade paroquial a expressão da dimensão missionária da Igreja, à qual todos os batizados são chamados. Vamos desenvolvendo várias atividades ao longo do ano pastoral, mas neste ano empenhamo-nos em reforçar o nosso trabalho e presença, já que estamos a viver a graça do ano extraordinário da Missão.
Através do Edy Semedo, Padre e Missionário Espiritano, nosso amigo, chegou-nos um pedido de ajuda para algo tão simples e tão importante: a construção de um depósito de água e respetiva canalização, na Missão de São José de Itoculo, Moçambique, para o Lar de Estudantes Beato Daniel Brottier, onde ele está a trabalhar e do qual é o responsável. Desde o primeiro momento a resposta foi: sim! Com enorme alegria assumimos esta causa considerando uma oportunidade única para através da solidariedade posta em ação, convidarmos a nossa comunidade paroquial a viver o Ano Missionário.
O Edy, enquanto estudante, colaborou generosamente na nossa Paróquia, agora, era a nossa vez de colaborar com ele, com a nossa generosa partilha. Foi assim que o Grupo Missionário de Ramalde realizou uma grande campanha de sensibilização e solidariedade para conseguir angariar o dinheiro necessário para pagar, no mínimo, metade do depósito de água. Todavia, o resultado superou em muito as nossas expectativas e o valor angariado quase que quadruplicou, se pensarmos em toda a ajuda e contribuições que nos foram dadas para que o nosso projeto pudesse ser concretizado.
Realizamos peditórios no final das Eucaristias; fizemos e distribuímos um conjunto de 1000 rifas; organizamos dois espetáculos solidários; um conjunto de alunos da Escola Secundária de Ermesinde deu uma considerável ajuda; uma empresa ofereceu um bom donativo, bem como o nosso grupo coral. E, assim, juntos e unidos, angariámos o total de 4.564€, que com muita alegria e emoção entregámos aos Padres Damasceno dos Reis e Hugo Ventura.
Costuma dizer-se que há mais alegria em dar do que em receber, o que é realmente verdade. Conseguimos concretizar o nosso objetivo, e o nosso lema de campanha – “Se todos ajudarmos, com pouco que seja, milagres acontecerão” – tornou-se uma realidade.
O Papa Francisco referiu que «Como cristãos, temos a responsabilidade de sermos missionários do Evangelho. Viver a missão através do serviço: esta é a única maneira de ser discípulo de Jesus». É assim que nos sentimos e, com a graça de Deus, desejamos continuar a trabalhar na Vinha do Senhor: como missionários do amor, alimentados pela fé e fortalecidos na esperança.
Pelo Grupo Missionário de Ramalde, António José Gomes Machado