No dia 24 de Março de 2019 realizou-se no Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros, mais um encontro de recolecção quaresmal da LIAM de Trás-os-Montes. Neste encontro estiveram 110 Liamistas que representavam os vários grupos da LIAM de Trás-os-Montes. O dia iniciou com a oração da manhã, na qual se lembrou o ano Missionário com a leitura de um poema-oração mencionando os 5 Continentes, representados com velas de 5 cores. Logo após a oração, o Filipe e a Célia, jovens alunos da Escola de Música Esproarte de Mirandela, convidados pela presidente da LIAM de Trás-os-Montes, Laura Borges, que trabalha nesta escola. Brindaram-nos com um momento musical de excelência, tocando uma peça de Bethoven para duas flautas.
Como convidado especial tivemos, pela primeira vez, o missionário P. Nuno Rodrigues (Administrador da LIAM) que nos encheu o coração e a alma com os testemunhos por ele vividos. Com ele vieram também a Zézinha e a Leide, de Cabo Verde; o jovem espirtiano Christopher do Quénia; e a Catarina Fontainhas que participou no “Abraçar a Missão” em S.Tomé e Príncipe.
O encontro decorreu com a reflexão feita pelo P. Nuno sobre o tema “Desafios da Missão”. Durante toda esta reflexão mostrou-nos que devemos ser cristãos de sorriso aberto e alegres. Lembrou-nos que o 1º documento escrito pelo Papa Francisco intitulado “Alegria do Evangelho” é um documento Missionário. Transmitiu-nos a ideia de que os Liamistas devem ser gratos ao Espírito Santo por todas as coisas vividas ao longo destes 82 anos de LIAM.
Apresentou-nos vários testemunhos missionários. O testemunho que mais nos marcou foi um momento emocionante: O nascimento de três gémeos numa família de fracos recursos, que lhe fez o pedido para ser padrinho das três crianças e dar o nome às mesmas. Tendo aceitado o pedido, baptizou as crianças dando-lhes os nomes dos Pastorinhos de Fátima porque eram duas meninas e um menino. Chamaram-se então Jacinta, Lúcia e Francisco. Comunicou este acontecimento ao Santuário de Fátima, por sua vez o Santuário tomou a decisão de apoiar estas crianças no crescimento durante um ano.
Depois da Eucaristia, presidida pelo P. Nuno, seguiu-se o almoço partilhado, que foi completado com uma sopa oferecida pelas Irmãs Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, às quais reafirmamos o nosso agradecimento pela forma carinhosa com que sempre nos recebem na sua casa. Depois do almoço houve ainda uma reflexão feita pelo Pe. Damasceno que nos ajudou a preparar para o momento da reconciliação que decorreu em simultâneo. O dia terminou com a Via Sacra feita em caminhada pela quinta das Irmãs, e com todos os grupos a levar as suas cruzes feitas e decorados com muita criatividade.
Tivemos, neste evento, uma visita especial que nos deu muita alegria, estiveram connosco os familiares do Pe. José Manuel Sabença, a mãe, a tia, o cunhado e a mana Fátima Sabença que colaborou neste encontro na Eucaristia tendo feito a segunda leitura.
Anabela Asseiro (LIAM de Gralhós) e Elisabete Gomes (LIAM de Bagueixe)