Em 2021, a Família Espiritana propôs-se a angariar fundos para o projeto Rádios Educativas na Diocese de Ponta de Pedras (no arquipélago do Marajó, Estado do Pará, Brasil). E ainda bem que o fez!
Devido às características insulares e à consequente dificuldade de locomoção e comunicação nos vários pontos desta Diocese, no sul arquipélago do Marajó, foram-lhe cedidos 6 canais de radiofusão, estando neste momento 4 Rádios Educativas em funcionamento: a Rádio Itaguary (desde 2001), a Rádio Magnificat (desde 2011), a Rádio S. Francisco de Paula (desde 2017) e a Rádio S. João Batista (desde 2018). Sem estas Rádios em funcionamento, que estabelecem pontes de comunicação entre a população que vive no interior e na cidade, não chegariam informações importantes como campanhas de vacinação, formação socioambiental, promoção da cultura de participação política, notícias nacionais e locais e muitos outros programas educativos.
Com o apoio das Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana 2021/2022, foi possível apoiar o projeto “Rádios Educativas” da Sol sem Fronteiras em parceria com a Diocese de Ponta de Pedras. Este projeto, que agora inicia, tem como objetivo adquirir novos equipamentos para as rádios Itaguary e Magnificat, bem como abrir a Rádio Maria Imaculada em Cachoeira do Arari, um município na zona este da Diocese com mais de 22.000 habitantes, onde mais de 65% da população vive em contexto rural e com poucos meios de acesso à zona urbana (e onde esteve recentemente o grupo Missão Cor Unum).
Desde o início do ano que o projeto está a avançar e a abertura da Rádio Maria Imaculada, FM 94,5, está para breve. Os espaços já estão preparados e a instalação dos equipamentos está a ser feita para que esta Rádio inicie o seu funcionamento ainda no mês de fevereiro.
Obrigada a todos os que contribuíram para que este projeto se tornasse possível. Desta forma, conseguiremos apoiar a missão socioeducadora e cultural das rádios da Diocese de Ponta de Pedras e promover a formação da população marajoara.