Papa Francisco
Ano após ano, o Papa convida dos diplomatas para um encontro e aproveita para fazer um balanço da situação do mundo. A 10 de Janeiro, o Vaticano encheu-se para escutar Francisco a denunciar conflitos intermináveis como os que esmagam a Síria, o Iémen e Myanmar, mas também para pôr em causa a indiferença da comunidade internacional diante de tragédias humanitárias que estão a acontecer em vários países à escala do planeta. O Papa disse aos Embaixadores que os problemas do mundo e certas guerras ‘por procuração’ só se resolvem com diálogo e fraternidade. Também foram referidos os fracos avanços no processo de paz entre Israel e a Palestina, bem como as crises na Líbia, no Sahel, no Sudão, no Sudão do Sul, na Etiópia, na Ucrânia e sul do Cáucaso.
Desmond Tutu
Faleceu a 26 de dezembro. Foi Nobel da Paz (1984) e Arcebispo Anglicano, na África do Sul. Foi dos rostos mais mediáticos da luta corajosa e frontal contra o regime do Apartheid. O Presidente actual da África do Sul disse que ele pertenceu a uma geração de sul-africanos fora de série, colaborando no processo de reconciliação do país, após o derrube do regime. Era um homem respeitado neste país da África Austral que ele apelidou de ‘nação arco-íris, para dizer que ali cabiam todas as raças, cores e etnias. Liderou e pertenceu à comissão de verdade e reconciliação e ficou famoso o momento em que, perante um momento tocante de perdão, ter dito que todos os presentes deviam tirar os sapatos, uma vez que estavam em solo sagrado. Era amigo pessoal de Nelson Mandela.
Brasil
Dez pessoas morreram e 32 ficaram mortos e feridos no desabamento de uma falésia, a 10 de Janeiro, em Minas Gerais. Tudo aconteceu no belíssimo lago das Furnas quando os turistas foram colhidos de surpresa pela derrocada. Duas pessoas desapareceram na fúria das águas. O impacto foi tal que duas embarcações afundaram. Tudo deve ter acontecido por causa da erosão do solo com infiltrações de água, devido às chuvas intensas. As redes sociais divulgaram muitos vídeos a mostrar o momento em que uma grande rocha caiu de uma falésia, atingindo os barcos no lago.
Ciberataques
Foram 881 por semana os registados e considerados dignos de crédito, em Portugal, durante todo o ano de 2021. Quem o garante é a Check Point Research que aponta um aumento de 81%, dado preocupante. As vítimas são organizações, especialmente nas áreas da educação, saúde, administração pública ou militar. A facilitar estes ataques está a vulnerabilidade de certos sistemas informáticos, presa fácil dos ‘piratas’. E tais ciberataques estão a acontecer no mundo inteiro, sendo a África o continente mais vitimado. Para o futuro fica um alerta, pois em 2022 deverá ser bem pior…