Macedónia

O Papa Francisco visitou a Bulgária e, depois, a Macedónia, terra onde nasceu, em 1910, a Santa Madre Teresa de Calcutá. Foi um momento apropriado para prestar homenagem à santa que é ‘voz e mãe’ dos pobres. Ali benzeu a primeira pedra do primeiro santuário dedicado a Madre Teresa, numa celebração que reuniu líderes religiosos.…

Extinção de Espécies

A ONU publicou relatório de alerta. Diz que 75% do meio ambiente terrestre foi severamente prejudicado pelas mudanças climáticas, poluição, espécies invasoras e exploração de recursos naturais. Mas o mais dramático vai chegar se não mudarmos o nosso comportamento ecológico: há um milhão das oito milhões espécies em risco, por causa da actuação dos humanos!…

Quénia

O melhor professor do mundo está no interior do Quénia, no vale do Rift, aldeia de Pwani. É um padre franciscano. O prémio foi-lhe atribuído no Dubai pela Varkey Foundation. Peter Tabichi, 36 anos, trabalha numa escola com muitos problemas financeiros e vai ‘investindo’ quase todo o salário nos livros e materiais escolares dos alunos…

Greta Thunberg

Tem 16 anos, é sueca e tornou-se num dos símbolos mundiais da luta contra as alterações climáticas. Começou cedo a protestar junto ao parlamento sueco. Apareceu em grande na Conferência do Clima, em dezembro passado, na Polónia, com um discurso arrebatador. Foi, depois, à União Europeia e desfilou com jovens estudantes na França e na…

Venezuela

A situação torna-se cada vez mais crítica. As manifestações pró e contra o presidente Maduro estão a fazer muitas vítimas. A fome dizima a população civil, enquanto se queimam camiões com ajuda humanitária. O mundo divide-se no apoio a Maduro ou à sua oposição. Ninguém adivinha o desfecho desta situação crítica. A comunidade internacional tem…