O livro resulta de uma tese de doutoramento de um padre empenhado no mundo da comunicação social. Responsável pelo Departamento da Comunicação da Diocese do Algarve, o P. Miguel Neto sentiu necessidade de perceber o mundo em que vivemos e o impacto que as tecnologias da comunicação têm na vida das pessoas, bem como os desafios que lança à pastoral da Igreja.
Os Papas têm valorizado muito o papel dos media na Igreja, como provam as mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Papa Francisco quer que os media não sejam apenas meios para espalhar a mensagem, mas geradores de uma cidadania responsável que possibilita e intensifica o diálogo.
Conclui o autor que é urgente ‘uma formação que resulte na melhoria da literacia digital de todos os crentes, superando a fronteira da infoexclusão’. Tal vai melhorar a presença cristã no mundo digital. Ou, como diz Alfredo Teixeira no prefácio, ‘as vias numéricas e digitais são caminhos do ‘samaritano’. As novas redes são também lugares de corpos caídos que exigem o toque do cuidado’.
Lucerna, Principia Editora
P. Tony Neves