Cântico: É preciso renascer: FM, nº 166
Oração
“Senhor Jesus, oiço o vosso grito. Vós me chamais, eis-me aqui. Tomai-me e dai-me a beber da vossa fonte de salvação. Mergulhai-me, submergi-me nas vossas águas celestes. Afogai nelas a minha concupiscência e o meu orgulho, todos os meus vícios e defeitos. Que a velha criatura não viva mais. Que nada mais haja em mim a não ser Vós somente”. Libermann
Experiência bíblica: Jl 2, 12-13
“Convertei-vos a mim, diz o Senhor, de todo o vosso coração, com jejuns, com lágrimas e com gemidos. Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes. Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é bom e compassivo, clemente e misericordioso, inclinado a arrepender-se do castigo que inflige”.
Experiência de Poullart des Places: ME, 16/17, pp17.19
“Vamos, minha alma, é tempo de te renderes a tantas perseguições amáveis. Poderás hesitar um momento em abandonar todos os teus sentimentos mundanos, para, com mais atenção e recolhimento, reprovares a tua ingratidão e dureza de coração à voz de Deus? Não deverás sentir vergonha de ter combatido tanto tempo, de ter destruído, desprezado, espezinhado o sangue adorável do teu Jesus?”
“É necessário, por assim dizer, que eu mude de natureza, que me despoje do velho Adão para me revestir de Jesus Cristo. Doravante, meu divino Salvador, ou sou inteiramente vosso, ou assino a minha própria condenação. Quereis, meu Deus, que eu seja homem, mas que o seja segundo o vosso coração”.
Experiência de Libermann: ND, I, 65-66
“O professor Drach arranjou-me um lugar no Colégio Estanislau e levou-me lá. Ali, meteram-me numa cela, deram-me os dois livros de Lhomond, História da Doutrina Cristã e História da Religião, e deixaram-me só. Estes momentos foram extremamente penosos para mim. Vendo-me naquela solidão profunda, naquele quarto onde a luz entrava por uma simples fresta, pensando no facto de estar longe da minha família, dos meus amigos e da minha terra, tudo isso me mergulhou em profunda tristeza, e o meu coração sentiu-se oprimido pela mais atroz melancolia. Foi então que, recordando-me do Deus de meus pais, me lancei de joelhos e O conjurei a que me esclarecesse acerca da verdadeira religião (…). O Senhor, que está perto de quantos O invocam do fundo do coração, atendeu a minha prece. Fui prontamente esclarecido e vi a verdade; a fé penetrou o meu espírito e o meu coração”
Regra de Vida: RVE, 10
“O Espírito chama-nos a uma conversão contínua; modela a nossa vida pessoal e comunitária; faz-nos participar do mistério da morte e ressurreição de Jesus e prepara-nos para o dom total de nós mesmos pelo Reino”.
Oração
Pai Santo, que sois admirável no vosso amor, concedei-nos a graça de ver confirmado pela Igreja o belo testemunho de fé e de santidade que Libermann nos deixou. E assim, iluminados pelo seu testemunho missionário, nos sintamos impelidos pelo Espírito a proclamar a Boa Nova da Salvação com renovado ardor. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Ámen!