«Num só coração e numa só alma, rompemos as fronteiras terrestres: de culturas distintas, mas num mesmo sentir, é hora de vir e partilhar!»
A letra do refrão do hino composto para este encontro resume, em poucas palavras, aquilo que nos anima e nos fez reunir, de 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro, junto ao lago Ypacarai, no Paraguay, para o 13º Encontrão da Família Espiritana na América Latina.
Com cerca de 120 participantes (40% leigos espiritanos) de 18 nacionalidades, este grande encontro de partilha, formação, oração e celebração, foi convocado sob o tema: Missão profética espiritana na América Latina
Imaginação, disponibilidade, inclusividade e martírio: foram estes os quatro principais ingredientes do perfume da missão espiritana ao longo da história que D. Joseph Harris (Arcebispo Emérito de Port of Spain e um dos primeiros espiritanos a iniciar a missão no Paraguay, há 50 anos) identificou como essenciais para que o nosso trabalho tenha o selo profético do evangelho incarnado na vida e na humanidade.
Do norte do Paraguay, da Bolívia, das favelas de São Paulo e da Amazónia nos chegaram tocantes e desafiadores testemunhos da missão espiritana e dos gritos por verdade e libertação de um povo tantas vezes sofrido e oprimido. Olhares de esperança, através de leigos empenhados, jovens que partilham o nosso carisma e a visão alargada do mundo espiritano, trazida pela presença dos Superior Geral, P. John Fogarty e Maurice Shortall, de Roma, iluminaram os nossos corações com a alegria do testemunho evangélico.
Houve tempo para partilhar, descontrair com a visita ao santuário de Caacupé e ao lago Ypacarai, com o sarau intercultural, mas também para celebrar momentos vitais importantes:; a vigília e celebração do dia de Libermann, onde cinco noviços professaram pela primeira vez e um outro renovou o seu compromisso com a congregação;
A tomada de posse do superior provincial do Brasil, junto com o seu conselho (no meio de uma eucaristia preparada nos ritmos Bolivianos, sua anterior terra de missão, expressão deste envio missionário), que logo aproveitou para lançar desafios para uma missão mais profética, nomeadamente o acolhimento de novos missionários, proclamando um «ano vocacional» na Província do Brasil, espelho dessa preocupação.
Em vários países da América do sul tem havido problemas com chuvas intensas e enxurradas: a enxurrada deste encontrão, inundou-nos de alegria, missão partilhada, esperança no amanhã e força de continuar a nossa entrega pelo Reino de Deus.
Logo no rescaldo desta festa da missão, continuaram reunidos no mesmo local cerca de 20 espiritanos professos, para um encontro entre espiritanos recém chegados à América do Sul. Assim, num ambiente mais familiar e recolhido, puderam partilhar as suas alegrias e tristezas, perigos e esperanças numa missão que diariamente nos desafia a ir mais além na entrega e doação. Somos profetas! Temos futuro! Haja alegria!
André Azevedo, Missionário Espiritano na Bolívia