Ocorreu no passado mês de Janeiro, no dia 13, a Assembleia inter-diocesana da LIAM de Setúbal e Lisboa na casa dos Espiritanos na Estrela. Estiveram 75 liamistas presentes e alguns vindos pela primeira vez. Esteve também a Presidente da LIAM de Setúbal, Lurdes Abreu e a Presidente da LIAM de Lisboa, a Marta Fonseca que ao mesmo tempo é a Presidente Nacional. Contamos com a presença do nosso Animador Missionário, Pe. Nuno Rodrigues.
A Marta Fonseca fez a abertura da Assembleia, convocando todos os liamistas para um novo ano com mais ardor e fervor missionário. Não negligenciarmos a nossa condição de missionários nos nossos grupos e nas nossas comunidades paroquiais. Não podemos cruzar os braços e sobretudo em Ano Missionário.
O Pe. Nuno apresentou uma reflexão sobre o Ano Missionário e a necessidade de sermos audazes e “atrevidos” nas propostas que iremos apresentar para a vivência deste. Como grupos paroquiais missionários não devemos ter medo de propor aos nossos Párocos ideias concretas para colocarmos as nossas comunidades a reflectir, a rezar e a fazer algo pela causa missionária da Igreja. Foi apresentado a proposta para a Diocese de Lisboa, a realização dum clico de conferências missionárias durante o mês de Maio nos seguintes centros: Benedita, Ribamar, Monte Abraão e Carregado para abranger todas as zonas da Diocese. Serão cinco conferências, uma por semana, num dia á noite, a combinar com os respectivos Párocos.
Outro ponto da nossa agenda foi a partilha que quisemos fazer sobre o Projecto Abraçar a Missão 2018 em São Tomé e Príncipe. Aqui houve espaço para a visualização dum filme sobre o mesmo e a partilha de alguns testemunhos. Primeiramente deu o testemunho, a Dr.a Catarina Fontainhas, médica dentista, da LIAM de Linda a Velha que partilhou connosco a sua participação neste projecto, trabalhando concretamente na área da saúde onde as carências são imensas. Ressaltou também o que guarda desta experiência: um povo alegre e acolhedor; um povo simples e sem criar problemas; um povo que sabe viver com pouco e centrado no essencial. Um povo que nos evangeliza pela sua alegria e testemunho de fé vivida com muito entusiasmo. O casal, Adelino e Susana, da Diocese de Braga, também deram o seu testemunho do que viveram em São Tomé. A Susana partilhou em duas partes, o que reteve desta experiência. Por um lado, as carências deste povo a vários níveis, por outro lado, um povo que vive com o essencial e que luta com muita força contra todas as contrariedades da vida.
A Marta Fonseca informou a Assembleia do programa do nosso Encontro Nacional em Fátima. Convidou os presentes a estarem presentes e a mobilizarem os outros liamistas a fazerem o mesmo.
O Rui Bernardo, auxiliar administrativo da LIAM distribuiu um exempla do jornal Ação Missionária lançando o apelo concreto de cada presente arranjar mais uma assinatura para este novo ano.
Finalizamos com a celebração da Eucaristia, onde o Pe. Nuno nos exortou a sermos homens e mulheres do Espírito Santo que é o protagonista da Missão. É Ele que nos impele para a Missão. Sejamos dóceis á sua acção.
No fim, houve um lanche partilhado e um convívio no refeitório dos missionários.