4º Domingo do Advento
Só o evangelista Mateus dá algum relevo ao papel de José no mistério da Incarnação do Verbo de Deus.
Homem simples e trabalhador, mesmo que pertencendo à linhagem de David, preparava-se para constituir família com Maria, quando a indisfarçável gravidez com que esta regressa da casa de Isabel e Zacarias vem pôr tudo em questão.
Sendo homem “justo”, sente-se na obrigação de ter de denunciar a sua noiva, o que – seguramente – lhe custava imenso, pois era a mulher que amava, era a mulher dos seus sonhos. Não admira, portanto, que tivesse insónias e passasse muitas horas a tentar descobrir uma escapatória plausível, como, por exemplo, uma viagem longa e demorada, para que, durante a sua ausência, as coisas se resolvessem. É neste contexto que, “em sonhos”, o Anjo lhe fala e tudo se resolve: recebe Maria em sua casa e assume publicamente toda a responsabilidade do que se está passando!
Se, para nós, é impensável dar tanta importância aos sonhos, não esqueçamos que não acontece o mesmo em todas as culturas. Basta recordar que o Talmude afirma: “Um sonho que não se interpreta é como uma carta que não se lê”. Neste caso, podemos afirmar que José ‘leu’ bem o sonho!
De qualquer forma, a grandeza de José está bem patente: a sua obediência pronta e silenciosa – nem uma palavra sua está registada nos textos evangélicos! – é para ser por nós admirada e imitada.
Num tempo em que exigimos explicações para tudo, em que se diviniza a liberdade individual e se contestam todas as imposições, a atitude de obediência pronta de José apresenta-se como um desafio a todos nós: os caminhos de obediência que Jesus percorreu foram bebidos e aprendidos na obediência de seus pais!
Com razão, a Liturgia canta: “servo fiel, humilde e silencioso, mártir da solidão em longo exílio, S. José nos ensina a caminhar na vida, a edificar na [obediência da] fé a paz dos nossos lares”.
A anunciação ‘a’ S. José torna-se, assim, anunciação ‘de’ S. José para todos nós, a fim de com ele aprendermos a ler e acolher a mensagem de Deus em todos os acontecimentos da vida.