Cântico: O Espírito do Senhor: FM, nº 197
Oração
“Ó misericordioso, doce e bom Jesus, tenho a felicidade de viver depois da vossa crucifixão. Vós me atraístes admiravelmente a Vós. Vós tivestes esta grande misericórdia por uma pobre alma como a minha. Vós me destes o precioso dom da fé em Vós. Aumentai-a, por favor, pois é ainda muito fraca, e fazei que por esta fé cheia de amor, eu não viva mais senão para Vós e em Vós, e me sacrifique por vosso amor, como Vós vos sacrificastes por meu amor”. Libermann
Experiência bíblica: Ex 3, 4.7.9-10
“O Senhor viu que Moisés se tinha aproximado para observar; e Deus chamou-o do meio da sarça: «Moisés! Moisés!» Ele respondeu: «Aqui estou». O Senhor, porém continuou: «Eu vi a miséria do meu povo no Egipto e bem assim tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus opressores. Conheço, pois, a sua dor. Os clamores dos filhos de Israel chegaram até mim e vi a tirania que sobre eles exercem os egípcios. Vai, envio-te ao Faraó, para que tires do Egipto o meu povo, os filhos d e Israel”
Experiência de Poullart des Places: ME, nº 16/17, p 48
“Não se admitirão nesta casa senão candidatos cuja pobreza, costumes e aptidão para as ciências sejam conhecidas”.
No seguimento do Fundador, Luís Bouic, nos Regulamentos que redigiu (em 1733-1734), expressou assim o objectivo da Congregação: “Formar no amor da obediência e da pobreza, estudantes pobres que, na mão de seus prelados, estejam prontos para tudo, a servir nos hospitais, a levar o Evangelho aos pobres, mesmo aos infiéis, e dispostos não somente a aceitar, mas a amar de todo o coração e a preferir, a quaisquer outros, os postos mais humildes e mais difíceis, para os quais a Igreja dificilmente encontre obreiros”.
Experiência de Libermann: RP, 5; ND, II, 241
Na Regra Provisória, Libermann afirma que os missionários do Imaculado Coração de Maria estão chamados a anunciar o Evangelho “aos mais pobres e abandonados (…), tornando-se, por este ministério, conformes a Nosso Senhor que se diz enviado para Evangelizar os pobres”.
E oferece-nos um tríplice critério de discernimento: “As missões às quais a Congregação deve dedicar-se situar-se-ão entre os povos pobres, desprezados, cujas necessidades são muito grandes, e que são os mais negligenciados na Igreja de Deus”.
Regra de Vida: RVE, 4
“A nossa finalidade é a evangelização dos «pobres» (cf. Lc 4,18; ND, XIII, 170).
Por isso, dirigimo-nos especialmente aos povos, grupos e pessoas, que não ouviram ainda a mensagem evangélica ou mal a ouviram, àqueles cujas necessidades são maiores e aos oprimidos (cf. ND, II, 241). Aceitamos também, de bom grado, tarefas para as quais a Igreja dificilmente encontra obreiros”.
Oração
Pai Santo, que sois admirável no vosso amor, concedei-nos a graça de ver confirmado pela Igreja o belo testemunho de fé e de santidade que Libermann nos deixou. E assim, iluminados pelo seu testemunho missionário, nos sintamos impelidos pelo Espírito a proclamar a Boa Nova da Salvação com renovado ardor. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Ámen!