O Cardeal Tolentino Mendonça escreveu no Prefácio:
Os padres Tony Neves CSSp e Artur Teixeira CMF são dois religiosos emblemáticos da sua geração, e com traços biográficos que avizinham muito os seus percursos. Ambos viveram uma intensíssima experiência missionária que, depois, se tornou decisiva no seu estilo de estar em Igreja. Têm ambos uma vasta experiência de governo (deveríamos talvez dizer, de paternidade), tanto a nível nacional como internacional, nas respetivas congregações (Espiritanos e Claretianos). São ambos grandes comunicadores da vida eclesial. Ambos vivem a sua nacionalidade portuguesa como uma forma de missão, pois, mesmo na diáspora, continuam a manter formas significativas de relação com Portugal. O presente volume, a que chamaram «A quatro mãos em clave de Fá e Sol», é disso um oportuno testemunho.
É certo que podemos abordar os acontecimentos históricos de uma forma neutra, conceptual, como se permanecêssemos espetadores, sem tomar partido. Também sobre a experiência que estamos a viver existe essa tentação: deixar-se ficar num balanço neutral, sem aprofundar bem o que nos aconteceu e que mundo surgirá daqui. Não é esse, porém, o ponto de vista de um cristão. Um cristão compromete-se continuamente com a interpretação evangélica do presente, assume essa responsabilidade, pois o presente é o lugar onde escuta a respiração do Espírito e testa a fidelidade à Sua voz. O Papa Francisco declarou-o profeticamente naquela inesquecível celebração na Praça de São Pedro vazia, lembrando-nos aí duas coisas: primeiro, que esta «tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade e deixa a descoberto as falsas e supérfluas seguranças»; e, depois, que no meio desta tempestade, o Senhor nos interpela fortemente a despertar e a ativar de maneira concreta as razões da nossa esperança.
É nesta linha que se coloca a ideia deste «A quatro mãos». E nós, seus leitores, temos de manifestar a nossa gratidão aos padres Tony Neves e Artur Teixeira, pois de forma criativa, numa linguagem pastoral renovada e com uma energia incansável eles têm concretizado isso.
Edição solidária
Em período de confinamento, os padres Tony Neves e Artur Teixeira não pararam e prendaram-nos com um conjunto de textos que nos ajudam a ler a realidade atual com grande sentido de Igreja e missão.
O Centro Padre Alves Correia (CEPAC), mesmo obrigado a fechar as portas, também não parou no seu apoio aos imigrantes.
Assim, todos os donativos que agariarmos através da distribuição do livro “A Quatro Mãos em clave de Fá e de Sol” serão destinados à campanha do CEPAC “Job to life”, que pretende apoiar pessoas migrantes em situação de vulnerabilidade social no acesso ao emprego (mais informações em espiritanos.pt/solidariedade)
Contacte-nos para saber como obter o livro e ajudar o CEPAC: liam@espiritanos.pt 213 933 000