A Cristina Fontes é dos Jovens Sem Fronteiras de Fiães, sócia e voluntária da Sol sem Fronteiras, e foi na Família Espiritana que descobriu o seu Amor pela Missão. Em 2012 fez a sua primeira Semana Missionária, com os JSF, que a fez sentir como verdadeira discípula, numa vivência comunitária ao serviço dos outros. Em 2013, numa nova SM, sentiu que o seu desejo de partir em Missão a levaria mais longe.
Candidatou-se à Ponte, projeto de voluntariado missionário promovido pelos JSF em parceria com a Solsef e os Missionários do Espírito Santo, e rumou até à Guiné-Bissau, em 2014. Ao regressar contou-nos uma inquietação:
Piso a calçada portuguesa, mas sinto a terra batida da Guiné-Bissau, que foi, no último mês, a minha casa, uma casa que me acolheu e me mostrou em cada olhar, em cada gesto, o Amor de Deus. (…) E nós, seres pequeninos, voltamos maravilhados, mas, ao mesmo tempo, desarmados, diria mesmo, inquietos… porque a missão continua, os nossos irmãos estão lá e nós, continuaremos os mesmos?
Sentiu muitas vezes que o seu lugar não era cá, mas continuou a sua missão enquanto JSF e membro da Coordenação Regional JSF do Douro. Na Solsef, integrou a equipa de Educação para o Desenvolvimento, procurando levar a cabo projetos de sensibilização para as diferenças que existem no mundo e mostrar as riquezas que unem todos os povos.
Em 2016 voltou a partir com a Solsef para Cuntum Madina, na Guiné-Bissau, com um grupo de professores e alunos de Peniche, no projeto “Coração na Guiné-Bissau”. Lá, com as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, sentiu que já fazia parte da Guiné-Bissau. Dizia-nos: Vou adormecer ao som das rãs… já (…) é uma verdadeira canção de embalar. (…) Estou a viver e a amar a Guiné [como em 2014] e sinto que estou de verdade em casa.
Graças a esta missão, a sua vontade de partir por mais tempo cresceu e em 2016/2017 decidiu ingressar no Voluntariado Missionário Espiritano: vai para a Missão de Itoculo, durante um ano. Trabalhará com os Missionários do Espírito Santo na missão pastoral, e em atividades do projeto “Juntos na Aprendizagem” – no Lar Feminino Eugénie Caps, no Lar Masculino Daniel Brottier e na Biblioteca Paroquial da Missão, projetos desenvolvidos em parceria com a Solsef.
A viagem da Cristina conta com o apoio dos Voluntários com Asas da TAP e com o Instituto Português do Desporto e da Juventude.
A melhor das felicidades para esse novo projeto !
Beijinho grande Ana Isabel Campos