De Eugénio Fonseca (Coordenação)
O Professor Eugénio Fonseca é uma figura muito conhecida nos meios católicos, pois foi o Presidente da Caritas Nacional e é uma presença habitual nos media quando é preciso falar sobre acontecimentos que envolvem os mais frágeis ou sobre outros temas sociais.
Escola de Leigos
A Escola de Leigos do Instituto Diocesano de Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa desafiou-o a dirigir o ‘Curso Fratelli Tutti e Laudato Si’. Para o leccionar, decidiu enviar a dezenas de pessoas o pedido de um curto comentário a excertos da Fratelli Tutti. Finalmente, com o apoio de alguns dos participantes no Curso, decidiu organizar um livro com estas reflexões.
Intervenientes convidados
São 90 os intervenientes nesta obra, alguns com textos muito curtos, outros com reflexões mais alargadas. As perspetivas são muito diversificadas, havendo mesmo textos que contradizem outros, o que se aceita num contexto de sadia pluralidade, uma vez que se trata de realidades ainda muito discutidas e sem unanimidade nas suas conclusões.
O Coordenador da publicação tomou uma opção metodológica original: colocou todos os nomes dos colaboradores nas últimas páginas, por ordem alfabética. A autoria dos textos, ao longo do livro, aparece com a atribuição de um título académico e profissional ou de pertença a uma instituição eclesial. Na maioria dos casos, não consegui identificar o autor da reflexão.
FT, capítulo a capítulo
Dadas as características da obra, o coordenador optou por não fazer um índice, o que nos obriga a ler de fio a pavio sem saber antes sobre que temas concretos vamos refletir. Mas – há que reconhecer – a opção metodológica do Prof. Eugénio organiza-nos a leitura através da divisão por oito Capítulo, correspondentes aos da Fratelli Tutti. E lá estamos sintonizados.
Cada Capítulo deste pequeno livro começa com uma citação da Fratelli Tutti correspondente à temática a aprofundar. Depois, acedemos diretamente aos textos das personalidades convidadas a refletir. O I Capítulo inicia com um extrato do nº 55 da FT; o II com o nº86; o III com o nº 127; o IV com o nº 145; o V com o nº 172; o VI com o nº215; o VII com o nº 266; o 8º, finalmente, com o nº 276.
Conclusão e opção solidária
Por opção, não há qualquer conclusão, deixando assim em aberto a possibilidade de cada leitor fazer a sua, tal como cada participante no Curso a pôde fazer.
Em suma, trata-se de 150 páginas que se leem muito bem, mas que, sobretudo, provocam uma reflexão sobre os desafios que o Papa Francisco tem lançado á Igreja e ao resto do mundo, sobretudo nos âmbitos complexos da ecologia integral e de uma fraternidade humana universal.
Já que de Fraternidade Humana Universal trata esta obra, os autores e a editora decidiram atribuir os eventuais lucros da sua distribuição à aquisição de Bíblias para as comunidades cristãs da Diocese de Menongue, no interior sul de Angola, lá onde vivem e trabalham as Irmãs de Nossa Senhora das Vitórias.
Paulinas Editora