Tudo começou em 15 de Agosto de 1986, data em que 20 Jovens Sem Fronteiras (JSF) rumaram a Jungeiros (Aljustrel-Beja), onde durante uma semana, vivendo em comunidade, participaram na “apanha do tomate” naquela que foi a primeira Semana Missionária (SM) dos JSF. Desde então, centenas de jovens de todo o país têm embarcado nesta aventura de voluntariado dentro de Portugal, no período de férias, deixando as suas casas ao encontro de realidades eclesiais e sociais bem diferentes, dando algo de si, e enchendo o coração de encontros inesquecíveis.
Depois de dois anos atípicos, com experiências de voluntariado adaptado ao período de pandemia, as Semanas Missionárias voltaram ao formato habitual.
A paróquia da Benedita (Alcobaça) – ou Beni, como lhe passaram a chamar carinhosamente – acolheu o primeiro grupo de 8 jovens, acompanhados do P. Márcio Asseiro, de 5 a 14 de Agosto. Ali encontraram um grupo da LIAM que existe na comunidade. Também já existiu um grupo JSF, e há esperança que venha a renascer. Trabalharam com a Santa Casa Da Misericórdia e com o ATL que tem também a parte de distribuição de alimentos para famílias carenciadas. As várias propostas de oração e animação missionária foram bem participadas pela comunidade. “Um dos momentos que se calhar nos deu mais alegria de realizar – partilhou um dos voluntários – foi juntar as crianças com os idosos, como se fossem todos netos e avós, tão bonito de ver estas gerações distintas a partilhar histórias e sorrisos.”
A segunda atividade realizou-se um pouco mais a norte, em Pelmá (Alvaiázere), entre os dias 12 a 21 de agosto. Foram cinco os jovens voluntários, acompanhados pelo P. Vítor Ferros. Encontraram uma comunidade que, apesar da desertificação da população mais jovem, se mostrou muito acolhedora. A junta local foi muito prestável com a parte logística. Uma das apostas do grupo foram as visitas porta a porta a famílias da comunidade. Também as Eucaristias, nas diversas comunidades, foram uma forte ocasião de comunhão. Procuraram também envolver os mais jovens em momentos de convívio, oração e divulgação da JMJ. Em diversos destes momentos, a participação foi alargada aos Jovens Sem Fronteiras da região.
De 18 a 28 de agosto, 9 jovens, acompanhados pelo P. Victor Silva, rumaram até aos montes do Douro, onde foram acolhidos por uma calorosa comunidade, em Oliveira do Douro (Cinfães), animada pelo P. Luís Rafael que literalmente abriu as portas da sua casa para acolher o grupo. Sendo ele também JSF, deu um enorme apoio na dinamização da semana. Os cinco continentes deram o mote e a cor aos dias da semana, com propostas variadas de oração e atividade com a crianças, jovens e toda a comunidade. O grupo não se ficou apenas pelas igrejas e praças, mas atravessou quilómetros pelos montes ao encontro dos mais doentes. Também o encontro com os mais jovens, que vibram com a fé e a missão, foi marcado por excelentes momentos de comunhão. Quem sabe se a família missionária espiritana não ficará, num futuro próximo, enriquecida com o seu entusiasmo?