Dia 17 de agosto foi o dia em que partimos para esta experiência. Dezasseis missionários juntamente com um sacerdote partiram em missão para Salto, Vila Real. Para alguns a viagem foi longa, para outros nem tanto. O importante? Chegámos todos prontos para nos darmos e amarmos o próximo, fosse ele quem fosse.
À chegada, fomos recebidos com alegria pelo grupo de jovens e pelo Padre Pedro, pároco de Salto, que amavelmente nos abriu as portas de sua casa durante os dias que se seguiram. E por aí se foi desenrolando a aventura.
Ao longo dos dez dias tivemos diversas atividades: criámos um ATL para as crianças, visitámos o lar de idosos, visitámos doentes, fizemos visitas porta a porta e ajudámos grupos de apoio aos domicílios em algumas das suas tarefas, como confeção de refeições.
A partir da animação Eucarística conseguimos também chegar a outras comunidades do Padre Pedro que nos acolhiam igualmente bem. Ia-se criando uma rotina com a comunidade, mas todos os dias eram diferentes à sua maneira, fosse no número de crianças que apareciam no ATL ou no número de idosos que iam entrando nas nossas brincadeiras e cantigas no lar.
Foi-nos dada também a oportunidade de visitar as pessoas da comunidade e ouvir as suas histórias, cada uma especial, à sua maneira. Foram sempre conversas enriquecedoras que nos faziam refletir e pensar também na nossa vida. Cada experiência de visita foi diferente, mas todas nos mostraram um amor incondicional capaz de quebrar qualquer fronteira. Desde os mais velhos aos mais novos tivemos de todos um feedback muito positivo.
Apesar de serem poucas, as crianças marcaram toda a diferença com os seus sorrisos tão puros e a boa disposição. Já os idosos, na despedida, agradeciam-nos emocionados pela nossa visita sem terem noção do quanto nos tinham dado.
E na verdade é nisto que se resume a nossa semana missionária: fomos de coração aberto para dar mas voltámos com o coração cheio e renovado, juntamente com a alegria de poder dizer “Missão Cumprida”.
Alanis Monteiro
JSF Monte Abraão