No fim de semana dos dias 1 a 3 de Junho, decorreu na Casa Oásis, em Ermesinde, um Retiro em Silêncio, dos Jovens Sem Fronteiras. Oito jovens, representantes de vários grupos das regiões Douro e Minho, acompanhados pelo padre Espiritano Pedro Fernandes e pelo Diácono José Carlos, também Espiritano, participaram nesta experiência de reencontro com Deus e de auto-análise da sua vivência com Cristo.
O silêncio, para além de permitir refletir sobre nossa caminhada espiritual, é também um exercício de confronto individual e de constantes perguntas sobre o verdadeiro significado das nossas atitudes enquanto Jovens Sem Fronteiras e principalmente enquanto jovens cristãos. Com encontros temáticos e momentos de introspecção pessoal, fomos interpelados e orientados através de exercícios espirituais, como a Lectio Divina, oração das Laudes, Eucaristia e momento de Reconciliação.
Pessoalmente, a experiência de fazer um Retiro de Silêncio, em momentos de reflexão pessoal, fez-me perceber vários pontos da minha vida que precisam ser melhorados, através da oração e da intimidade com Deus. Além disso, pudemos tirar proveito de momentos que poderão ser replicados nos nossos grupos, contribuindo assim, para a formação espiritual de todos os membros dos Jovens sem Fronteiras.
Fábio Sousa – JSF Santo Ovídio