ASSEMBLEIA ANUAL, NA TORRE DA AGUILHA, EM CASCAIS
Portugal, Espanha, França, Europa (Alemanha e Bélgica), Suíça, Irlanda, Holanda, Grã-Bretanha, Polónia, Croácia e Itália são as Províncias e Grupos Espiritanos da Europa. Ano após ano, realizam a sua Assembleia para partilhar, reflectir, rezar, conviver e tomar algumas decisões sobre a Missão comum que realizam neste continente. Coube a Portugal acolher a edição de 2018, no Seminário da Torre da Aguilha, em Cascais, de 22 a 26 de Janeiro.
A partilha do que de novo aconteceu, por essa Europa fora, no ano de 2017, abriu o programa. Há muito empenho na animação missionária, no trabalho com jovens, nos compromissos com imigrantes e outras pessoas que vivem nas periferias e nas margens das nossas sociedades. Também se falou muito da Missão fora de portas, lá nas linhas da frente onde os missionários arriscam a vida.
O tema de fundo (há sempre uma temática a aprofundar) foi o do próximo Sínodo, convocado pelo Papa para abordar questões ligadas ao mundo dos jovens. O P. Miguel Ribeiro, coordenador nacional dos Jovens Sem Fronteiras (JSF), falou da sua vida, de como a vocação sacerdotal e missionária foi ‘captada’ neste movimento juvenil, aquando da sua experiência de voluntariado missionário em Angola. Referiu ainda a importância que a Missão tem para os jovens hoje. Bruno Leite, jornalista, casado, partilhou também a sua longa caminhada nos JSF, onde descobriu a esposa e um caminho de entrega a Deus e aos mais pobres. Inês Souta, engenheira física, Presidente da ONGD ‘Sol Sem Fronteiras’, contou aos Provinciais como cresceu em família e em Igreja. A sua passagem pelos JSF permitiu-lhe fazer experiências de Missão no Brasil e em Angola. Agora assume a presidência da SolSef, que apoia projetos de desenvolvimento no espaço lusófono.
O CESS e o Kibanda são dois serviços que a União das Circunscrições Espiritanas da Europa prestam ao mundo espiritano, quer ajudando missões espiritanas mais pobres, quer apoiando projetos de desenvolvimento. Têm sede em Bruxelas e, na Assembleia de Portugal, foi reconhecido o mérito e importância destes serviços missionários.
O ‘reconhecimento’ da Missão Espiritana em Portugal passou pela visita à Casa Provincial, na Estrela, em Lisboa. Ali visitaram o Centro Padre Alves Correia, que acompanha imigrantes e a sede de Sol Sem Fronteiras, a ONGD que apoia projetos de solidariedade, desenvolvimento e voluntariado no espaço lusófono.
A Assembleia de 2019 terá lugar em França.