No primeiro fim-de-semana de julho, a Família Espiritana voltou a encher o Santuário de Fátima com a sua 39ª peregrinação anual. Em Ano Missionário, o lema só poderia ser “todos, tudo e sempre em missão!”
Os Jovens Sem Fronteiras, que acorreram em grande número, começaram as suas atividades logo no sábado de manhã, com mais um torneio de futebol, um almoço de convívio, e encontro de preparação para as missões de verão. A meio da tarde, já com toda a família junta, o ponto de encontro foi a Capelinha das Aparições, para a Saudação a Nossa Senhora, seguida de uma caminhada para a Basílica da Santíssima Trindade, onde teve lugar a Eucaristia, presidida pelo P. Pedro Fernandes, Provincial e animada pelo coro da Paróquia de Fátima. Inspirados pelo Evangelho das Bodas de Canã, todos fomos convidados a apresentarmo-nos com os nossos vasos diande de Jesus, mesmo que estes contenham apenas água.
À noite, depois do terço e procissão de velas vividos com outros milhares de peregrinos naquele santuário, teve lugar, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, uma vigília missionária que contou com o testemunho do P. Vítor Ferros, responsável pela pastoral vocacional, que trabalhou muitos anos na Amazónia brasileira.
O Domingo começou cedo, com a Via Sacra nos Valinhos. Depois da recitação do terço, junto à Capelinha, os milhares de peregrinos presentes reuniram-se em volta do altar do recinto para a Missa Dominical. Este ano, os espiritanos convidaram D. Belmiro Chissengueti, espiritano, bispo de Cabinda, para presidir à celebração, onde refletiu sobre o “valor da maternidade”, assumindo-o como elemento transformador do mundo atual. “Com Maria, nunca somos órfãos. Olhando para a nossa experiência de maternidade e para a da maternidade divina de Maria, devemos tirar as nossas conclusões, no sentido de perceber que tipo de filhos geramos, hoje, para o mundo”, alertou D. Belmiro.
Antes do regresso a casa, enriquecidos pelos momentos vividos em conjunto, houve ainda tempo para uma sessão missionária no Centro Paulo VI, cheia de momentos de descontração, cultura, humor, música, testemunhos missionários e muita comunhão. O coro “Ninfas do Liz”, de Leiria, foi um dos convidados da tarde que deliciou os participantes com a melodia das suas vozes e riqueza do seu repertório.
39ª Peregrinação da Família Espiritana
Sábado, 6 de julho
17:00 Saudação a Nossa Senhora na Capelinha e Caminhada para a Igreja da Santíssima Trindade
17:45 Eucaristia na basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo P. Pedro Fernandes, Superior Provincial dos Espiritanos
21:30 Terço na Capelinha das Aparições e Procissão de velas
23:00 Vigília Missionária na Basílica de Nossa Senhora do Rosário
Domingo, 7 de julho
07:00 Via-Sacra nos Valinhos
10:00 Terço na Capelinha das Aparições
11:00 Eucaristia no recinto, presidida por D. Belmiro Chissengueti, Bispo de Cabinda, Angola
14:30 Sessão Missionária no auditório do Centro Paulo VI