O P. Manuel dos Santos Neves, filho de Manuel João Martins das Neves e de Maria Moreira dos Santos, nasceu em Jancido – Foz do Sousa, Gondomar, diocese do Porto, no dia 21 de fevereiro de 1928.
Entrou no seminário da Congregação do Espírito Santo, em Fraião-Braga, em outubro de 1941. Aluno inteligente, segue o percurso normal dos estudos nos seminários espiritanos. Após o ano de Noviciado, no seminário da Silva-Barcelos, faz a sua Profissão Religiosa a 8 de setembro de 1947. Em Viana do Castelo, estuda a Filosofia e a Teologia e prepara-se para receber a ordenação sacerdotal que acontece no seminário do Fraião, a 29 de março de 1952.
Preparado para a Missão, é nomeado para a Província onde vai exercer o seu ministério docente, como professor, no seminário de Godim-Régua e no Fraião, de 1953 a 1973; neste mesmo espaço de tempo, desempenha as funções de Diretor, de Superior e de 1º Assistente Provincial.
Em julho de 1973 partiu para Cabo Verde, onde assumiu o cargo de Superior Principal dos Espiritanos aí presentes. Passados 6 anos, a 11 de junho de 1979, foi nomeado Procurador da Congregação junto da Santa Sé, por um período de 10 anos.
Regressando a Portugal, desempenha o cargo de administrador da LIAM e ecónomo da comunidade espiritana da Estrela-Lisboa, entre 1989 e 1992. De Lisboa passa para a comunidade da Torre d’Aguilha, para tomar conta do economato local até 1996. Em 1997, é nomeado Superior da comunidade de Viana do Castelo. Em 2001, é transferido para a comunidade do Pinheiro Manso-Porto, onde foi Ecónomo por vários mandatos e assumiu a capelania das Irmãzinhas dos Pobres até 2020. Dadas as suas limitações de saúde, em final de dezembro de 2021, foi transferido para a comunidade de Braga, Lar Anima Una.
No dia 7 de julho de 2023, o Senhor da Messe chamou a Si o seu fiel servidor, com 95 anos de idade. Rezamos para que o P. Manuel esteja junto do Senhor da Glória e desde o Céu interceda pela Congregação e pela Igreja às quais entregou a sua vida.
Oh Maria, Rainha das Missões,
Dai-nos muitos e santos missionários.