O P. José Fagundes Pires nasceu em Castelo de Neiva, concelho de Viana do Castelo e diocese de Braga, no dia 23 de dezembro de 1930. Dotado de óptima saúde e muito boas capacidades, iniciou a sua caminhada nos seminários da Congregação do Espírito Santo em Godim, em 1942, continuando a sua formação escolar, religiosa, missionária e sacerdotal no Fraião, Silva, Viana do Castelo e Torre d’Aguilha. Na Silva fez a sua Profissão Religiosa e, no Instituto Superior da Torre d’Aguilha foi ordenado sacerdote, em 1956.
De Portugal a Cabo Verde
A sua primeira nomeação teve como destino missionário a formação de novos seminaristas, em Portugal, durante 25 anos, como professor, diretor e Mestre do Noviços; entre 1969 e 1971, no Instituto Católico de Paris fez o Curso de Catequese de Jovens.
Depois de ter desempenhado o cargo de diretor do III Ciclo na Silva e a delicada tarefa de Mestre de Noviços, na mesma comunidade da Silva, de 1971 a 1979, é enviado para o trabalho missionário na illha de Santiago, Cabo Verde, onde chegou em 1980.
A sua vida de professor, de conselheiro espiritual, orientador de retiros, mestre de Noviços e o Curso de Carequética em Paris, deram-lhe bases sólidas para o trabalho pastoral que o esperava em terras de Cabo Verde. Aqui, foi Superior Principal dos Espiritanos durante três triénios e pároco de Nossa Senhora da Luz, de 1982-1991. A sua dedicação e empenho na formação dos paroquianos, na assistência social e participação comunitária, faziam parte da sua agenda pastoral.
Do contacto com as pessoas e sua vivência cristã, brotaram algumas reflexões escritas para ajudar, na consolidação da fé cristã, não só o povo de Cabo Verde mas também os sacerdotes e leigos comprometidos na pastoral. O P. Edson Bettencourt escreve: «A partir do momento em que passou a viver na cidade da Praia, colaborou muito com a Paróquia de Nossa Senhora da Graça, nas celebrações e nas comunicações escritas que, ainda hoje, delas nos servimos para as atividades pastorais».
Ao serviço da formação
As novenas ao Espírito Santo, Via Sacras, conferências sobre os nossos Fundadores Cláudio Poullart de Places e Francisco Libermann, o Diretório para os Seminários, a apresentar no Capítulo Provincial de 1973, Liturgia e Sacramentos, Viver em Plenitude – o Mistério de Cristo na História da Salvação e Semeando Vida em terras de Cabo Verde – Reflexões para Cristãos a valer, escritos desde 1973 a 2018, falam-nos da sua preocupação em colaborar com a formação integral do seu povo, no meio do qual viveu 40 anos.
Em colaboração com MAAES (Memórias dos antigos alunos do Espírito Santo), foram publicados os livros: Viver rem Plenitude – O Mistério de Cristo na História da nossa salvação (2017) e Semando Vida em terrras de Cabo Verde-Reflexões para cristãos a valer (2018). Na dedicatória deste, escreveu: «Ao bom povo de Cabo Verde, onde, ao longo de 37 anos, encontrei tantos «cristãos a valer»… em Santiago, Boa Vista, Maio, S. Antão, onde pude e procurei ser semeador da Palavra e a todos os que o quiserem ser, com a Graça da Semente divina, apresenta e dedica com muita amizade, o autor Pe. José F. Pires, CSSp».
Último adeus
Em 2020 veio passar as suas férias a Portugal e cuidar da sua saúde, já bastante fragilizada. Visitou os confrades nas comunidades do Fraião e da Silva. No regresso a Cabo Verde, em fins de outubro, passou pela comunidade espiritana da Estrela-Lisboa. Disse sentir-se cansado e com problemas de saúde, mas queria celebrar, em Cabo Verde os seus 40 anos de vida consagrada ao povo de Cabo Verde.
A 12 de dezembro de 2020, na residência espiritana da cidade da Praia, tomou o pequeno almo e, sentindo-se cansado voltou para o seu quarto onde foi encontrado já sem vida, ao fim da manhã. Deus chamou-o. Silenciosamente. Por detrás do seu semblante sério, austero e exigente, estava um coração sensível, amigo, próximo, conselheiro e sorridente.
No dia 23 de dezembro, iria celebrar os seus 90 anos de idade. A Deus Pai, entregamos este Seu servo, com 89 anos de idade, 71 anos de Profissão Religiosa, 64 de vida sacerdotal e 40 ao serviço da missão, na lha de Santiago.
Unidos à sua família de sangue, à família espiritana, ad intra e ad extra e ao povo de Santiago, rezamos pelo nosso caro P. José Pires, agradecendo a sua vida generosa e dedicada.
Depois das exéquias fúnebres, o seu corpo foi sepultado no cemitério da cidade da Praia, Santiago – Cabo Verde, no dia 14 de dezembro.
Na sua terra natal, em Castelo de Neiva, foi celebrada a Eucaristia, em sua memória e de gratidão.
Está com Deus a celebrar o seu natal. Ditosos os que n’Ele esperam.